A Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc), por meio dos Núcleos Jovem Empreendedor e da Mulher Empreendedora, está recebendo até o dia 10 de setembro, inscrições de empresas que desejam ser mentoras de jovens dentro do programa Geração Empreendedora. O objetivo da iniciativa é estimular e orientar o desenvolvimento do espírito empreendedor e da cultura associativista junto a estudantes do ensino médio.
Cerca de 20 estudantes do Colégio Recriarte, de Camboriú, e também da Escola Estadual Francisca Alves Gevaerd participaram da primeira etapa do programa, mas somente 10 vão participar da próxima fase. O projeto iniciou com as ferramentas de autoconhecimento “cha–smart–
O estudante da Escola Estadual Francisca Alves Gevaerd, Nathan Weidgenant de Souza, é um dos participantes do projeto e conta como as oficinas o impactaram. “Eu adorei ter participado do curso. Foram momentos onde eu saí da zona de conforto e agi de acordo com todas as atividades propostas para entender como criar uma empresa, administrá-la e também compreender o seu funcionamento. Foram dinâmicas e atividades que simulavam muito bem a vida de uma empresa e eu tenho certeza que conseguirei aplicar o que aprendi caso eu queria ser um empresário”, explica.
A próxima etapa do projeto será a do “Mentor Team”, onde serão captadas as empresas que serão referências para a nova geração. Com as empresas escolhidas, os estudantes gravarão um vídeo se apresentando e abordando como o empreendedorismo pode ajudar na realização do seu sonho. As empresas selecionadas receberão um jovem empreendedor por um dia para que conheça o dia a dia da empresa. A etapa final será a formatura, onde os jovens receberão um certificado.
Segundo a Coordenadora do Núcleo da Mulher Empreendedora, Vera Barrichelo, o projeto está sendo um sucesso. “Recebemos jovens comprometidos, curiosos, determinados, pontuais, com sede de conhecimento e que mergulharam nas informações que foi lhes dada. A Acibalc está engajada em criar uma geração consciente, pró-ativa e capacitada para transformar o cenário socioeconômico da nossa região”, destaca.
O programa Geração