Em Barra Velha, participação de eleitores quase triplica durante votação para novos conselheiros tutelares

0

Eleitores de Barra Velha definiram no domingo (06), os novos conselheiros tutelares que cumprirão mandato de 2020 a 2023. Dos treze candidatos, cinco foram eleitos e deverão assumir o cargo no dia 10 de janeiro. Patrícia Banas ficou em primeiro lugar com 347 votos, Josemar Veridiana obteve 166 votos, Úrsula Fagundes Rolim alcançou 152 votos, Geanice Aparecida Correa teve 137 votos e Ana Carolina de Oliveira ficou com a quinta vaga ao alcançar 125 votos, sendo a única conselheira reeleita.

Patrícia Kawana Moraes e Lenilson Luiz da Silva tiveram empate de 121 votos cada, ficando como primeiro e segundo suplentes. Joelma Beatriz da Rosa com 116 votos, Juliana Miranda com 108 votos e Flávia Manhães Finkbeiner com 76 votos também serão suplentes. Cíntia Claudete Leite, 55 votos, Fernanda de Fátima Caldas, 24 votos e Jair Januário da Silva, 04 votos, não alcançaram a suplência.

De acordo com a comissão eleitoral, 1600 eleitores participaram da votação, número quase três vezes maior que o último pleito realizado em 2015, quando 597 pessoas votaram. Durante a votação foram registrados 28 votos em branco e 20 votos nulos, totalizando 1552 votos válidos. Para os membros da comissão, o aumento da participação popular – mesmo o voto não sendo obrigatório – se deve à forte divulgação realizada pela organização e pelos candidatos.

O processo eleitoral é de reponsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, e conduzido pela Comissão Especial Eleitoral, que contou com o apoio e fiscalização do Ministério Público de Santa Catarina. Os cinco conselheiros tutelares eleitos cumprirão jornada de trabalho de 40 horas semanais e terão remuneração mensal de R$ 2.409,00 reais.