Obra será lançada pela CDL no dia 7 de novembro e consolida a importância deste setor produtivo para a economia da cidade, inclusive relacionando-o a aspectos sociais e culturais
Um olhar sobre a história do comércio de Balneário Camboriú, em especial a partir da década de 1950 até a sua transformação em um dos principais centros de compras de Santa Catarina e um dos destinos turísticos mais conhecidos do Brasil. Esta é a proposta do livro “Uma Porta Para o Mundo – Memórias do Comércio de Balneário Camboriú”, que a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) lança no dia 7 de novembro (quinta), às 19h30, em solenidade para convidados na sede da entidade.
Com textos de Luciana Zonta e Adão Pinheiro (Buriti Jornalistas Associados) e pesquisa histórica de Richard Lopes Correia, a obra resgata muitas das histórias que compõem um dos comércios mais dinâmicos do país. O livro também consolida a importância deste setor produtivo para a economia da cidade, inclusive relacionando-o a aspectos sociais e culturais. Parte destas memórias é contada pelos próprios fundadores de comércios tradicionais de Balneário Camboriú, com relatos sobre o cotidiano e o desenvolvimento das lojas em diferentes épocas da história.
Idealizada pela presidente da CDL, Eliane Colla, e pela diretora de relações institucionais da entidade, Luciene Vieira, a obra marca os mais de 40 anos de fundação da CDL de Balneário Camboriú. “Tínhamos, até então, pouquíssima história documentada do segmento na nossa cidade. O livro é acessível e com muitas fotos que ajudam a contar as histórias e cotidianos que deram identidade ao comércio varejiista local. Será uma referência para o setor”, diz Eliane.
A coleta de dados e produção do livro durou pouco de dois anos. O tempo foi necessário para ouvir depoimentos dos primeiros comerciantes e seus familiares, além de resgatar fotos de arquivos pessoais de cada um dos entrevistados. O livro não encerra a história do comércio de Balneário Camboriú, mas dá uma dimensão mais precisa do que foi o esforço destes pioneiros para transformar a história de um dos segmentos mais importantes da economia da cidade. O livro tem patrocínio da Rossi Materiais Elétricos, Papelaria Millenium, Filtros Europa, Dubom Supermercados, Sicredi e Balneário Shopping.