A partir desta segunda-feira (27), Brusque contará com 250 novas vagas na educação infantil. Nesta quarta-feira (22), foi inaugurado o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), Hilda Anna Eccel, no bairro Jardim Maluche. Entre construção e aquisição de mobiliário foi investido cerca de R$ 2,2 milhões, recursos próprios do município.
O novo espaço, localizado no prédio do antigo Senac, foi totalmente reformado para atender as necessidades dos pequenos. O local conta com 13 salas de aula, brinquedoteca, sala multifuncional, sala da lactante, de lactário, solário, fraldário, banheiros infantis e adultos, refeitório, sala de professores, reunião, secretaria, direção, cozinha, dispensa, lavanderia, auditório, ateliê, além de espaço externo. O local conta ainda com elevador para uso de cadeirantes.
O local atenderá cerca de 250 crianças, com idade entre seis meses e cinco anos, em turno parcial e integral. Em um primeiro momento, explica a secretária de Educação, Gleusa Fischer, crianças que estão estudando longe de casa ou do trabalho dos pais serão realocadas. “Eles serão remanejados e haverá vagas nos locais que estudavam. Depois disso chamaremos pessoas que já estão na fila de espera por uma vaga”.
Durante a cerimônia de inauguração, Gleusa ressaltou estar feliz e emocionada em entregar a obra para a comunidade. “Um sonho só se torna realidade quando se coloca em prática e isso só é possível com pessoas. Por isso quero agradecer nossa equipe e desejar que cada um que passe por aqui seja tão feliz quanto eu estou hoje”.
O prefeito José Luiz Cunha, o Bóca, afirmou estar orgulhoso de entregar a obra. “É meu dever zelar pelo dinheiro público e aqui podemos ver onde foi empregado o dinheiro recolhido pela nossa população, que mesmo com a atual crise política, econômica e social que passa o país, não abaixa a cabeça”, finalizou.
Local homenageia Hilda Anna Eccel
Hilda Anna Eccel nasceu em 1922, em São Martinho. Quando casou-se passou a residir em Brusque. Ajudava no sustento da casa lavando roupas para famílias da cidade. Por volta dos anos 60 passou a trabalhar no posto de saúde do bairro Jardim Maluche, único do município naquela época.
Foi uma das primeiras funcionárias do local, onde tinha a função de preparar mamadeiras e aplicar injeções a qualquer hora que fosse necessário. Além disso, cuidava da casa, de seus filhos e da criação de vacas e porcos. Ajudava nas festas, quermesses da comunidade.