O Semasa prorrogou a suspensão dos cortes no fornecimento de água, já agendados, até o dia 15 de abril.
A medida está prevista na Instrução Normativa 001/2020, assinada em 18 de março, pelo diretor geral Diego Antônio da Silva, e segue as orientações do prefeito Volnei Morastoni para ações que reduzam o impacto sobre as famílias, em razão da quarentena imposta para evitar disseminação do novo coronavírus (COVID-19).“Água é essencial para a saúde das pessoas, especialmente neste momento em que a higiene dificulta a contaminação pelo coronavírus. Essa medida é uma questão de saúde pública”, observa o diretor.
Em situações normais, o corte no fornecimento é feito em caso de inadimplência. Na fatura é emitido aviso de débito e dado prazo de 30 dias para o corte no cavalete. Caso não seja acertado o débito, o consumidor tem mais 30 dias para corte de ramal e outros 30 dias para desligamento. Neste período, os procedimentos estarão suspensos.
Além da suspensão dos cortes, o Semasa prorrogou por 60 dias a cobrança da Tarifa Social, oferecida a famílias de baixa renda, e estendeu o prazo até 15 de abril para o pagamento de faturas a vencer. “Novas ações poderão ser tomadas nos próximos dias, em benefício dos consumidores, conforme a evolução dos números do COVID-19 em Itajaí”, diz o diretor geral.