Nesta terça-feira (19) é comemorado o Dia do Índio. O Núcleo de Educação Infantil Pequeno Navegador recebeu alguns índios da tribo Fulni-ô na unidade. A intenção do Núcleo foi apresentar uma cultura diferente aos alunos para trabalhar com a diversidade cultural.
Segundo a gestora do NEI Pequeno Navegador, Aleçandra Xavier, os alunos adoraram a experiência. “É muito importante porque além de ensinar sobre culturas diferentes, possibilitamos esse momento de experiências e vivências aos alunos neste contato direto com os índios, pois se fazem mais significativas as aprendizagens”, salienta Aleçandra.
Na visita, os índios mostraram os instrumentos usados, quais suas funções e conversaram com os alunos usando a língua materna, o Ia-tê. As crianças tiveram seus rostos pintados pelos índios e puderam conferir os artesanatos confeccionados por eles. Os índios Fulni-ô são uma etnia localizada em Pernambuco, na cidade de Águas Belas. É o único grupo do nordeste brasileiro que manteve viva e ativa a própria língua, o Ia-tê.
Origem da data
Em 1940, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Diversos líderes indígenas e autoridades governamentais dos países da América foram convidados, mas os líderes indígenas não foram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados, com medo dos “homens brancos”. No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.
Para mais informações na Secretaria de Educação pelo telefone (47) 3363-7144
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Educação
Texto: Caroline de Borba
Foto: Divulgação NEI Pequeno Navegador
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefbc