Ação da catarinense Qualirede tem como objetivo acolher colaboradores durante momento de isolamento e incertezas
Nas últimas semanas, diversos municípios decretaram estado de calamidade pública, medida que traz consigo o isolamento social, essencial para que a curva de disseminação do novo coronavírus seja achatada o quanto antes, evitando números ainda maiores de infectados. Porém, o que parecia a simples atitude de ficar em casa, tem se revelado um desafio para grande parte das pessoas, desencadeando vários sentimentos, desde angústia, preocupação e até mesmo ansiedade. Afinal, conciliar toda a rotina que já existia com a rotina de ficar em casa, dividindo o escritório com a família em um momento crítico e de incertezas, não é tarefa fácil.
Sempre preocupada com a saúde de seus colaboradores, a Qualirede, especialista em gestão de saúde, organizou um programa de acolhimento psicológico. A ação foi desenhada por profissionais da área de saúde e consiste na realização de telefonemas para todos da empresa, independente do nível hierárquico, a fim de saber como estão passando por esses dias atípicos, como está a vida, se estão precisando de algo e quais experiências gostariam de compartilhar. “Temos aproximadamente 1.000 funcionários trabalhando de suas casas há um mês, sem previsão de normalidade. Inicialmente tivemos de alocar os nossos profissionais e apoiá-los para que pudessem trabalhar em regime home-office, ação que foi realizada em tempo recorde. Mas depois de passar desta fase, pensamos: como estão as pessoas que víamos todos os dias? Como estão lidando com suas emoções durante este cenário? A partir daí avançamos com o desenho do programa de acolhimento psicológico. Afinal, as pessoas vêm primeiro lugar pra gente e os nossos colaboradores são nossa fortaleza.”, explica Cláudia Conserva, psicóloga e Diretora de Gente e Gestão da Qualirede.
“Recebi uma ligação da psicóloga que está atuando neste projeto. Foi um momento de me desligar de tudo o que vinha fazendo. Ouvi, falei, trocamos experiências nesta fase de isolamento e isto me gerou um conforto e a possibilidade de refletir sobre uma conversa que não estava planejada para ocorrer em meu dia. Foi ótimo e me deu a certeza de que estamos no caminho certo”, comenta André Machado Júnior, Diretor de Relacionamento com Clientes que foi abordado pelo programa.
Bruna Oliveira, técnica de enfermagem da Qualirede, também demonstrou contentamento ao receber a ligação. “Estamos vivendo um momento de angústias e preocupações, então essa experiência foi muito positiva. Poder expressar nossos sentimentos e opiniões me fez sentir acolhida”, conta.
Até o momento, 475 funcionários já foram atendidos, aproximadamente metade do quadro geral da empresa. “Realizamos uma reunião semanal para avaliar as informações colhidas. Os casos considerados mais sensíveis passam a ser acompanhados semanalmente, até que seja notada uma melhora”, explica Cláudia.
Além do isolamento social ser prática a qual os brasileiros não estão nem um pouco acostumados, por questões climáticas e culturais, o momento de incertezas e o bombardeiro de notícias relacionadas à Covid-19 também mexem com o psicológico de todos. “Desligar um pouco o noticiário, ver filmes e séries, ler, ouvir música, praticar atividades físicas dentro de casa e quaisquer outras ações que não envolvam o tema ‘coronavírus’, são de suma importância para que nossa mente não se deixe levar pelo excesso de estímulos negativos”, aconselha Cláudia.
Sobre a Qualirede
A Qualirede é uma empresa de atuação nacional e líder no mercado de gestão para saúde corporativa, saúde pública e operadoras de planos de saúde. Atualmente, atende a mais de um milhão de vidas por mês em onze estados do País, com mais de 1.100 funcionários e unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Florianópolis e Salvador. A Qualirede tem como focos estratégicos a inovação tecnológica, a atenção primária à saúde, a promoção da integração de serviços e a entrega de valor para seus beneficiários diretos e indiretos. Mais informações em www.qualirede.com.br.