Crianças e adolescentes atendidos nas escolhinhas esportivas e da comunidade em geral participaram de uma Palestra Educacional Contra as Drogas realizada pelo Comandante da 4ª Cia/12º BPM, 1º Tenente Geraldo Rodrigues Alves Junior. O evento aconteceu a na Câmara de Vereadores de Itapema na tarde da última quinta-feira (23/06) e contou com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer nos períodos da manhã e tarde.
A Palestra Educacional Contra as Drogas é um trabalho de prevenção e diminuição da motivação que o jovem possa vir a ter em usar drogas, também de conscientização que revela os danos sociais, físicos e psicológicos causados pelo uso das drogas. Com isto, o Tenente Geraldo Rodrigues Alves Junior tem como objetivo educar e alertar as crianças e adolescentes sobre o risco do uso de drogas, visto que, geralmente os primeiros contatos com as drogas ocorrem já na adolescência, onde os jovens sofrem forte influência principalmente em rodas de amigos.
Em uma linguagem descontraída, fazendo com que todos os jovens participassem da palestra e, utilizando de pesquisas psiquiátricas e estudos da neurociência, Tenente Geraldo abordou o tema “drogas” de uma maneira bem interativa e educacional, alertando sobre os níveis de uso da droga até chegar à dependência e surpreendendo os jovens ao mostrar alguns exemplos de pessoas que acabaram destruídas pelo o vício.
Além do seu assunto central, drogas, a palestra também abordou os temas família, bullying, diferença e inclusão social, realidade brasileira, maioridade penal, suicídio e problemas mentais. O Tenente também fez questão de incentivar o estudo, a leitura e a valorização do esporte para a luta contra as drogas.
“A palestra foi bem bacana e produtiva, com uma linguagem divertida para que todos pudessem interagir e compreender melhor. Eu acredito que essas palestras sejam muito importantes para nós, atletas, e para a sociedade, pois é um alerta contra as drogas e um incentivo da pratica de esporte para todos os jovens” afirmou Guilherme Santana, 16 anos, atleta do Vôlei de Praia de Itapema.
Ao final da palestra, Tenente Geraldo Rodrigues falou sobre a boa influência do esporte para os jovens. “Essa palestra foi motivada pelo fato de eu ver muitos jovens entrando no caminho das drogas e, creio que, eles entram nessa vida por não obterem um certo conhecimento sobre o assunto. Então, eu procuro mostrar exatamente os malefícios da droga, tendo certeza que daqui pra frente eles vão ter consciência do mal isto pode causar. A informação não chegava muito clara para eles, pois das palestras que eu já assisti, eu não vi alguém realmente falando do mal que a droga faz e é por isto que eu me baseio em pesquisas psiquiátricas e trago a dinâmica de envolver os jovens para que eles realmente aprendam. Não me baseio em “eu acho”, mas sim em fatos. Acredito também que o esporte é essencial e excelente para abrir as portas e dar boa influência nos jovens, pois você tem a ideia de que esporte e drogas não combinam de jeito nenhum. Estes professores do esporte de Itapema são verdadeiros heróis e cada vez mais o efeito de seus trabalhos tem sido positivo. O esporte é sim uma esperança que afasta o jovem do caminho das drogas e deve ser cada vez mais incentivado”, afirmou Tenente Geraldo Rodrigues.
A Secretária Interina de Esporte e Lazer, Sandra Burigo, comentou sobre a importância de trazer essa palestra para os jovens e a sociedade. “O Tenente Geraldo Rodrigues Alves Junior está de parabéns pelo seu belíssimo trabalho e abordagem tão educativa sobre os danos das drogas. É muito importante que aconteçam palestras como esta para alertar e educar os nossos jovens contra o uso das drogas, por isso este trabalho é totalmente necessário para a prevenção dos jovens. Oferecer estas informações significativas sobre o tema serve para ajudar a criança e o adolescente a desenvolver a capacidade de saber decidir pela vida, dizendo “não” às drogas e aos apelos tão comuns de hoje em dia. Precisamos informar e educar contra as drogas e mostrar que há sempre um novo caminho como o esporte, por isso sempre seremos todos apoiadores de atividades que educam nossos jovens para um futuro melhor”, afirmou Sandra Burigo.