Nota de esclarecimento: Prefeitura de Camboriú e Águas de Camboriú – COVID-19

0

A Prefeitura de Camboriú, por meio da Secretaria de Saúde, vem a público esclarecer sobre o release divulgado pela Empresa Águas de Camboriú, a diversos veículos de comunicação, sobre a criação de 16 novos leitos do Covid-19 no município de Camboriú, especificamente no Hospital Cirúrgico Camboriú (HCC). É importante esclarecer que o município não possui habilitação para leito de internação Covid-19 e que a mesma acontece através do Ministério da Saúde.

Faz-se necessário esclarecer ainda que o prefeito de Camboriú oficializou junto à Secretaria de Saúde do Estado o interesse de disponibilizar o HCC para que o mesmo seja utilizado durante o período de pandemia como possíveis leitos de retaguardas e Unidade Intensiva de Tratamento (UTI). Mas, até o momento não houve manifestação ou resposta sobre o pedido em questão.

Vale lembrar que o HCC conta atualmente com centro cirúrgico que seguindo o Decreto Estadual já retomou as atividades de cirurgias eletivas, atendendo à demanda de Camboriú e da região da Foz do Rio Itajaí Açu. Desde março de 2020, a Secretaria de Saúde instalou em anexo ao hospital, um Centro de Diagnóstico Covid-19 de Triagem e Coleta, o qual já realizou mais de 1000 atendimentos a pacientes sintomáticos e realizou ainda mais de 700 testes para o diagnóstico da Covid-19.

Em virtude disso, e diante da necessidade de mais investimentos em equipamentos no hospital, o município oficializou junto a empresa Águas de Camboriú o pedido de doação de equipamentos para o HCC, na qual a empresa prontamente se mostrou solicita, vindo a público relatar a oferta.

Faz-se necessário frisar ainda que a doação em questão será de equipamentos para melhorias nas acomodações dos leitos clínicos do hospital e não na criação de novos leitos Covid-19.