Os crimes de violência humana, especialmente os que envolvam crianças, são revoltantes e estarrecedores. A avaliação é do senador Dário Berger (MDB/SC), autor do projeto de lei (PL 4406/2020), que pretende alterar o Código Penal e tornar inafiançáveis os crimes relacionados à pedofilia.
Para o senador, é preciso tornar a legislação brasileira mais rígida e punir exemplarmente os autores destes crimes.
“A impunidade, sem dúvida, é um dos fatores para que eles continuem ocorrendo. Temos que lutar para diminuir esta triste e alarmante realidade”, ressalta Berger.
O senador lembra que, em 2019, foram mais de 17 mil denúncias de violência sexual contra menores de idade pelo Disque 100. Nos primeiros meses deste ano, o Governo Federal registrou quase cinco mil novas denúncias.
De acordo com a legislação atual, apenas os crimes de estupro são considerados inafiançáveis. Nos demais, o infrator se livra da cadeia após o pagamento de fiança. É fundamental ampliar este leque, diz o senador.
“O projeto vai corrigir essa distorção e proteger as crianças brasileiras destes crimes que deixam sequelas irreversíveis em suas vidas”, concluiu.