Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Dia da Mulher: Balneário Camboriú conta com programas de combate à violência contra à mulher

Valorizar, entender, ouvir, cuidar e motivar a mulher são objetivos buscados pela Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú com a criação do Programa Abraço à Mulher, desenvolvido por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, e do Grupo de Proteção à Mulher (GPM)  da Secretaria de Segurança Pública.

O Programa Abraço à Mulher criou uma nova ferramenta para a proteção das mulheres vítimas de violência, prestando atendimento 24h, com assistência jurídica, acompanhamento psicológico, encaminhamentos à rede de apoio e a grupos focais. Os atendimentos são anônimos e as mulheres recebem o encaminhamento necessário para retirá-las de situações de abuso e violência. Desde sua criação, em abril de 2019, o programa já procedeu 10.294 atendimentos, entre presenciais e on-line.

“O Abraço à Mulher é uma rede de apoio para que a vítima saiba que não está sozinha. Em 2020, muitas mulheres ficaram isoladas em casa com seu agressor, porém, o programa luta contra qualquer tipo de violência à mulher. No ano passado, atendemos 165% casos a mais que em 2019”, declara a secretária de Desenvolvimento e Inclusão Social, Christina Barichello.

O telefone do Abraço à Mulher é o (47) 9 9982-1906.

Grupo de Proteção à Mulher

Para fortalecer as ações de combate à violência à mulher em Balneário Camboriú, a Secretaria de Segurança Pública, por meio da Guarda Municipal, criou o Grupo de Proteção à Mulher (GPM).

O grupo foi idealizado para apoiar e proteger as mulheres que sofrem com violência doméstica e vulnerabilidade social. Além de garantir amparo e proteção, o grupo dá legitimidade e fortalece o cumprimento da Lei Maria da Penha (nº 11.340/2006). A proposta é unir forças ao enfrentamento da violência contra a mulher, mantendo vínculo direto com a comunidade.

Desde sua criação, em março de 2020, o GPM já atendeu 321 mulheres. Das ocorrências geradas, 131 demandaram encaminhamentos psicológicos; 23 encaminhamentos sociais; 57 encaminhamentos jurídicos; 18 prisões de agressores; 24 descumprimentos de medidas protetivas e 926 visitas preventivas e/ou fiscalizações de medidas protetivas.

“Nós acolhemos as vítimas e as encaminhamos para atendimentos psicológico, assistência social e jurídica, além de promovermos fiscalizações das medidas protetivas. O acolhimento ofertado pelo grupo tem contribuído para que as vítimas tenham coragem e confiança para quebrar o ciclo de violência. A criação desse grupo dá o recado de que as mulheres não estão sozinhas. É um passo de conscientização para erradicar a violência doméstica,” afirma a guarda municipal, Rafaela dos Santos.

As mulheres podem pedir auxílio 24 horas através do número 153 ou no WhatsApp do Grupo de Proteção à Mulher (47) 9 982-2275.

Posts Relacionados

Penha realiza mutirão de limpeza nas praias e reforça compromisso com a sustentabilidade

Luzes de Natal da Filarmônica acontece no Expocentro de Balneário Camboriú em 23 de novembro

Prefeitura de Balneário Camboriú notifica empresa por transtornos em obra da Praia Central

Balneário Camboriú tem travessia de pedestres iluminada

Setor náutico e naval de Itajaí e região abrem seleção para formação de aprendizes neste dia 23 de novembro

Alunos da rede pública de Balneário Camboriú aprendem sobre inovação e internacionalização

Campeonato Sul Brasileiro: evento de fisiculturismo terá grandes nomes do esporte como Renato Cariani e Julio Balestrin

Gerente de Operações e Diretor-Geral da Emasa serão ouvidos na CPI do Saneamento nesta segunda-feira

CEPE conquista o sétimo título consecutivo no Catarinense de Basquete em Cadeira de Rodas

Última edição do Circuito Aloha Beach Tennis movimenta Balneário Camboriú em dezembro