Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Aprovado projeto que garante acessibilidade em banheiros a ostomizados

Os vereadores de Balneário Camboriú aprovaram o Projeto de Lei Ordinária 173/2018, do vereador Arlindo Cruz (PSD), na sessão ordinária desta terça-feira (06). A proposição garante o direito à acessibilidade das pessoas ostomizadas em banheiros de uso público do município, mediante a instalação de equipamentos adequados para a sua utilização.

A ostomia, ou estomia, é uma cirurgia realizada no abdômen que constrói um novo caminho para eliminar fezes e/ou urina, necessária em algumas condições ou doenças, e o paciente utiliza uma bolsa coletora ligada diretamente ao intestino grosso ou delgado, de forma permanente ou temporária.

O projeto torna obrigatória a construção de sanitários adaptados às necessidades das pessoas ostomizadas para o licenciamento de construções de instalações públicas e privadas de uso coletivo e de grande porte. Em seu artigo 3º, lista as instalações sanitárias, acessórios e ajustes arquitetônicos que deverão constar nos banheiros adaptados.

O PLO determina que a lei deverá ser regulamentada pelo Poder Executivo, o qual estabelecerá os prazos e critérios para que sejam realizadas as adaptações previstas.

A proposição foi aprovada com 13 votos favoráveis, um contrário e uma abstenção, e segue para sanção do prefeito.

Confira no quadro ao final da matéria as deliberações dos outros projetos e do pedido de urgência constantes na pauta da sessão.

Leia o relatório das votações clicando aqui, e a relação das moções aprovadas, e dos pedidos de informações e indicações encaminhadas na reunião, aqui. Os Requerimentos 12 e 13/2021, do vereador André Meirinho (Progressistas), e a Moção 64/2021, do vereador Kaká Fernandes (Podemos), que estavam na pauta, foram retirados devido à ausência dos autores em plenário.

Tribuna Livre

No início da sessão, dois convidados utilizaram a Tribuna Livre de forma virtual.

Héderson Cassimiro, presidente da Acibalc (Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú), falou sobre o trabalho e as ações da entidade; e Mariza Farias de Liz, integrante do Conselho Municipal do Idoso e presidente da Comissão de Direito do Idoso da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Balneário Camboriú, apresentou o trabalho desenvolvido em sua gestão.

A Tribuna Livre é o espaço na primeira reunião do mês destinado a cidadãos e entidades para discorrerem sobre temas de interesse do município.

Posts Relacionados

Penha realiza mutirão de limpeza nas praias e reforça compromisso com a sustentabilidade

Luzes de Natal da Filarmônica acontece no Expocentro de Balneário Camboriú em 23 de novembro

Prefeitura de Balneário Camboriú notifica empresa por transtornos em obra da Praia Central

Balneário Camboriú tem travessia de pedestres iluminada

Setor náutico e naval de Itajaí e região abrem seleção para formação de aprendizes neste dia 23 de novembro

Alunos da rede pública de Balneário Camboriú aprendem sobre inovação e internacionalização

Campeonato Sul Brasileiro: evento de fisiculturismo terá grandes nomes do esporte como Renato Cariani e Julio Balestrin

Gerente de Operações e Diretor-Geral da Emasa serão ouvidos na CPI do Saneamento nesta segunda-feira

CEPE conquista o sétimo título consecutivo no Catarinense de Basquete em Cadeira de Rodas

Última edição do Circuito Aloha Beach Tennis movimenta Balneário Camboriú em dezembro