Agentes de Trânsito de Balneário Camboriú concluíram, nesta sexta-feira (24), o curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais). As aulas foram realizadas na Casa dos Conselhos de 20 a 24 deste mês. O curso com 20 horas/aula foi ministrado em parceria com a Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Educação Especial.
Além de aulas teóricas, os alunos treinaram o uso prático da língua, simulando situações comuns às atividades dos Agentes de Trânsito. O professor explica que não é só uma questão de aprimoramento dos trabalhos dos agentes, mas também de melhoria da acessibilidade. “É um processo de inclusão social. Eles aprenderam todos os sinais para poder orientar a auxiliar os deficientes auditivos durante uma abordagem em várias situações”, esclarece o professor do curso, Anderson Ari Nicolau.
De acordo com Supervisor dos Agentes de Trânsito, Dowglas Miglioli, o objetivo é melhorar cada vez mais a comunicação entre os agentes e a comunidade. “Precisamos fazer o que está ao nosso alcance para promover a inclusão social e a aproximação entre as pessoas para que a Lei possa ser cumprida. Os agentes trabalham de manhã e assistem às aulas a tarde, e todos fizeram suas inscrições voluntariamente”, explica Miglioli.
“Nos sentimos mais completos e seguros ao sair para as ruas sabendo que poderemos nos comunicar com um grupo a mais de pessoas, e com mais facilidade e rapidez. Em nossa profissão a comunicação abrangente é fundamental”, explica a agente Inês Arend.
“O conhecimento da Libras por parte dos Agentes de Trânsito é extremamente importante. Estão sempre em contato com nossos alunos e são nossos parceiros nas unidades. O conhecimento da língua facilita a comunicação com todos”, afirma a Diretora Geral do Colegiado da Educação, Simone da Silva Ricardo.
A segunda turma de Agentes de Trânsito fará o curso de Libras entre os dias 27/06 e 01/07.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Segurança