Argentinos e paraguaios estão no caminho dos brasileiros nas oitavas da Copa Libertadores

0

São Paulo reencontrará Racing nas oitavas. Foto: Divulgação SPFC/Rubens Chiri

Da Redação:

Na última terça-feira (1º), a Conmebol definiu o chaveamento completo da fase final da Copa Libertadores. Os seis brasileiros que ainda permanecem na disputa conheceram seus adversários nas oitavas de final da competição, com destaque para argentinos e paraguaios pelo caminho de cinco equipes do Brasil.

Os jogos acontecem a partir de 13 de julho, com os confrontos de volta a serem disputados na semana seguinte. Devido à realização da Copa América, a Libertadores fará uma pausa de um mês, assim como a Copa Sul-Americana. Isso porque, conforme indicam alguns prognósticos de apostas, alguns dos principais destaques das seleções pertencem aos clubes que disputam a Libertadores, como Armani (River), Arrascaeta (Flamengo), Gabigol (Flamengo), Arboleda (São Paulo), Guerrero (Internacional) e outros.

Brasileiros e argentinos revivem rivalidade

Um dos confrontos Brasil x Argentina opõe dois favoritos ao título: Atlético/MG contra Boca Juniors. Equipe de melhor campanha da primeira fase da competição, o Galo deu azar no sorteio e enfrentará um dos gigantes do continente, que foi semifinalista na última edição. No entanto, a equipe comandada por Cuca vive bom momento e tem boas chances de avançar diante do hexacampeão.

Outro duelo de campeões da América acontece entre São Paulo e Racing. As duas equipes já se enfrentaram na fase de grupos, e os argentinos levaram a melhor: empate por 0 a 0 em Avellaneda e vitória por 1 a 0 no Morumbi (contra os reservas do Tricolor). Pesa contra o São Paulo o fato de nunca ter vencido o Racing, além do fantasma de eliminações recentes para clubes argentinos nas competições sul-americanas, mas o título paulista recém-conquistado pode dar ânimo.

Já o Flamengo terá pela frente o Defensa y Justicia, atual campeão da Copa Sul-Americana, que disputará o mata-mata da Libertadores pela primeira vez. O técnico é Sebastián Beccacece, que eliminou o rubro-negro na última edição, comandando o Racing.

Paraguaios pelo caminho

Internacional encara o Olimpia novamente. Foto: Ricardo Duarte/Divulgação Inter

Dois brasileiros terão pela frente adversários paraguaios no mata-mata. Um deles é o Fluminense, que medirá forças com o Cerro Porteño. O tricolor carioca surpreendeu ao se classificar em primeiro lugar no grupo que também contava com o River Plate. Cerro e Flu têm um histórico de rivalidade por conta de um confronto pela Copa Sul-Americana, o que deve ser suficiente para tornar o duelo quente.

O outro confronto será entre Internacional e Olimpia. As duas equipes se enfrentaram na primeira fase, e o Colorado levou ampla vantagem: goleada por 6 a 1 em Porto Alegre e vitória por 2 a 1 em Assunção. Os paraguaios conquistaram uma classificação heroica e chegam com moral.

Demais confrontos

A única exceção é o Palmeiras, atual campeão, que terá pela frente um adversário chileno: será a Universidad Católica. Por ter passado em primeiro lugar, o Verdão tem a vantagem de decidir o confronto em São Paulo.

Os outros dois confrontos que fecham a fase oitavas de final são o clássico argentino entre River Plate e Argentinos Juniors e duelo entre Vélez Sarsfield e Barcelona de Guayaquil.

Brasileiros podem se encontrar a partir das quartas

Embora não haja nenhum clássico brasileiro nas oitavas de final, a situação pode mudar de figura a partir das quartas. De um lado da chave, Palmeiras e São Paulo podem reeditar a final do Campeonato Paulista, vencida pelo tricolor, caso eliminem seus adversários.

Do outro lado, pode haver o encontro entre Flamengo e Internacional, que já se encontraram na mesma fase em 2019, ano em que os cariocas eliminaram os gaúchos e seguiram adiante na competição rumo ao título.

Na semifinal, nova possibilidade de encontros, já que o Fluminense está do mesmo lado da chave de Flamengo e Internacional. Caso passe pelo Cerro, o tricolor carioca enfrentará o vencedor de Vélez x Barcelona.

Já no outro lado de chave, o vencedor do possível confronto entre Palmeiras e São Paulo nas quartas terá o Atlético/MG na semifinal, caso o Galo supere o Boca e vença também River Plate ou Argentinos Juniors nas quartas.

Isso quer dizer que é possível uma nova final entre duas equipes brasileiras, algo que aconteceu na última temporada com Palmeiras e Santos. Na história da Libertadores, a decisão com clássico nacional já aconteceu outras duas vezes, com o São Paulo derrotando o Athletico Paranaense em 2005 e o Internacional batendo o São Paulo no ano seguinte (confronto que pode voltar a acontecer neste ano).

Confira os confrontos e as datas das oitavas de final:

Jogos de Ida

Terça-feira (13 de julho)

19h15 – Cerro Porteño x Fluminense (Assunção)

19h15 – Boca Juniors x Atlético-MG (Buenos Aires)

21h30 – São Paulo x Racing (São Paulo)

Quarta-feira (14 de julho)

19h15 – Vélez Sarsfield x Barcelona (Buenos Aires)

19h15 – Universidad Católica x Palmeiras (Santiago)

21h30 – River Plate x Argentinos Juniors (Buenos Aires)

21h30 – Defensa y Justicia x Flamengo (Buenos Aires)

Quinta-feira (15 de julho)

21h30 – Olimpia x Internacional (Assunção)

Jogos de Volta

Terça-feira (20 de julho)

19h15 – Fluminense x Cerro Porteño (Rio de Janeiro)

 

19h15 – Atlético-MG x Boca Juniors (Belo Horizonte)

21h30 – Racing x São Paulo (Avellaneda)

Quarta-feira (21 de julho)

19h15 – Barcelona x Vélez (Guayaquil)

19h15 – Palmeiras x Universidad Católica (São Paulo)

21h30 – Argentinos Juniors x River Plate (Buenos Aires)

21h30 – Flamengo x Defensa y Justicia – (Rio de Janeiro)

Quinta-feira (22 de julho)

21h30 – Internacional x Olimpia (Porto Alegre)