No Brasil, o Dia dos Pais é sempre celebrado no segundo domingo de agosto. E com a proximidade da data é preciso pensar em ações de endomarketing para valorizar os colaboradores que são papais. Filipe Freiberger, Analista de Comunicação da Brandili Têxtil, empresa com foco em moda infantil, passa quatro dicas para comemorar a data de diferentes formas.
Hamburgueria do Papai
Em uma oficina – que atualmente pode ser feita também de maneira on-line – são apresentadas dicas e demonstrações ao vivo de uma receita de hambúrguer artesanal. A ação ensina de maneira prática e simples, quais as melhores combinações de carne, como moldar o hambúrguer, diferentes modos de preparo, além de dicas de acompanhamentos. Os participantes podem ganhar um flyer “Menu/Cardápio” com duas receitas de hambúrgueres, além de um kit com ingredientes e acessórios, para fazerem em casa com os filhos e a família. Aqui, vale convidar os pais para postarem fotos da receita em família no canal interno ou na sua rede social marcando a empresa, além de contagiar os demais colegas de trabalho para a experiência em família, serve como uma forma de medir o engajamento na ação.
Papai churrasqueiro
Outra ação realizada para celebrar a data na Brandili foi uma opção de custo médio e que, com certeza, agrada todos os paladares. O “Kit Churrasco” pode ser montado em uma cesta ou caixa, em que é possível compor um presente com avental e um livro com receitas relacionadas ao tema para os papais mandarem bem na churrasqueira.
Uma ação que vale muitas
Outra ação que incentiva bons momentos em casa foi realizada pela Brandili no último ano, em função da pandemia. “Preparamos uma mensagem especial e entregamos a eles um kit com biscoitos e petiscos salgados para celebrarem e aproveitarem como achassem melhor. O kit foi entregue em uma embalagem que virava cofrinho de moedas”, ressalta. Ou seja, além da comemoração no dia, ainda estimulou o planejamento de um futuro momento em família.
Apresentações virtuais
Uma alternativa para deixar a data ainda cheia de alegria são apresentações virtuais e vídeos. “Há alguns anos, fizemos uma ação com uma dupla sertaneja mirim na sede de Apiúna. Na ação, a dupla de pequenos passava pelos setores cantando e entregando presente especial. A proposta era fazer uma surpresa para os pais durante o expediente e no local de trabalho. Hoje, com o home office e também em função da pandemia, uma alternativa são lives e também vídeos dos filhos”, explica. Nesta ideia você ainda pode explorar a criatividade e deixar o vídeo super emocionante, utilizando ferramentas e filtros divertidos de edição.