Com o intuito de participar do tratamento e acompanhar a melhora de cada usuário do Serviço de Assistência Especializada (SAE), a Secretaria de Saúde disponibiliza a todos os usuários portadores de HIV e Hepatite B e C, encontros terapêuticos com profissional capacitado.
O projeto tem como intuito principal melhorar a qualidade de vida dos pacientes da rede, por meio de atividades físicas e reeducação alimentar. Além disso, o paciente conta, ainda, com terapias alternativas, como auriculoterapia e a psicoterapia, técnicas que auxiliam na melhora de dores e ajudam no andamento psicológico do usuário.
A psicoterapia, além de ajudar o paciente a conquistar uma melhora no bem-estar, também faz o papel importante, de cuidar e orientar psicologicamente cada paciente com problemas encontrados relacionados à doença, como também problemas divergentes. É de grande relevância que o paciente esteja estabilizado psicologicamente, assim não abre espaço para uma instabilidade na imunidade.
A profissional responsável pelo projeto, Gloria Lúcia de Paula, psicóloga do SAE, ressalta a importância da participação nos encontros. “Participando dos encontros e aderindo ao tratamento, o paciente obtêm uma melhora no dia a dia, e adquire mais conhecimento sobre a doença, e sobre a medicação utilizada”. Os encontros são individuais e duram cerca de uma hora.
Como Participar do Projeto Terapêutico:
Para participar do projeto apenas é necessário que o paciente demonstre interesse e converse com os profissionais do SAE. É importante ressaltar que o usuário precisa fazer o tratamento desde o início dentro da rede municipal. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 3110-1027.
Teste Rápido:
Para realizar o teste rápido de HIV, sífilis e Hepatites B e C, a pessoa deve procurar a Unidade Básica de Saúde do bairro onde mora. O teste é realizado somente em algumas situações:
– Gestantes
– Parceiros de Gestantes
– Pessoas com sinais e sintomas de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis)
– Pessoas com Tuberculose
– Pessoas em situação de violência e/ou e exposição sexual
– Acidentes de trabalho com exposição a material biológico (sangue e secreções)
O SAE atende pessoas que tenham interesse em fazer estes exames, de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h30 horas, com pelo menos 3 horas de jejum. É necessário portar documento com foto e Cartão Nacional do SUS. O resultado fica pronto em dois a cinco dias.