Os profissionais do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Balneário Camboriú realizaram 24.033 atendimentos durante os primeiros meses do ano. Com assistência destinada às atenções básica e especializada, a equipe da unidade atendeu, entre primeiro de janeiro e 31 de maio, mais de cinco mil munícipes. Procedimentos na área de cirurgia buco maxilo facial foram os mais comuns.
Do total de atendimentos, 18.816 contemplam à atenção básica, clínica e/ou pediátrica, e 5.217 foram especializados. Nessa última parcela, se encaixam procedimentos de periodontia, endodontia, aqueles destinados a pacientes com necessidades especiais (PNE), implantações e manutenções de próteses, e cirurgias buco maxilo facial, especialidade que apresentou maior procura. Sabrina Santos, gestora do Fundo Municipal de Saúde, acredita que os números são expressivos e isso ser reflexo de mudanças recentes na unidade. “A pasta, em conjunto com a equipe multidisciplinar do CEO, trabalha para melhor atender o balneocamboriuense. Toda e qualquer mudança na estrutura e no quadro profissional é em prol da qualidade do serviço prestado à população”, pontua.
Pessoas entre 20 e 39 anos de idade foram as que mais procuraram pelos serviços da unidade. Quanto à atenção básica, crianças de cinco a dez anos correspondem ao maior número de atendimentos pediátricos. Já homens e mulheres de 20 a 35 anos aos clínicos, num geral.
Em 2015, os profissionais do CEO realizaram 54.987 atendimentos. Desse número, 43.398 foram de atenção básica e 11.589 na especializada. Atualmente, além do trabalho usual, anteriormente citado, o centro conta com dois programas que impulsionam cuidados com a saúde bucal. Tanto o Odonto Baby, quanto o Odonto Escola, executados em parceria com a rede de ensino, são voltados à prevenção de complicações desde cedo.
Mais informações no CEO pelo telefone (47) 3261-3500.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Saúde e Saneamento