A Matriz de Risco Potencial divulgada neste sábado, 11, pelo Governo de Santa Catarina mostra que somente a região Nordeste está classificada com risco gravíssimo (cor vermelha) para Covid-19. Outras sete regiões apresentam risco grave (cor laranja) e oito risco potencial alto (amarelo).
A região de Balneário Camboriú passou do nível Grave (Cor Laranja) para o nível Alto (Cor Amarela), é a primeira vez em 2021 que Balneário Camboriú sai dos piores níveis da Matriz de Risco (Gravíssimo e Grave) que é divulgada semanalmente pelo Governo do Estado.
A melhora reflete os efeitos da vacinação no município, até este sábado (11), Balneário Camboriú já aplicou 156.696 doses da vacina contra Covid-19. Destes, 100.355 são da primeira dose, 51.461 são da segunda dose, 4.800 são da dose única e 80 são dose de reforço.
O município já registrou 408 mortes desde o início da pandemia, o Centro Municipal de Acolhimento e Tratamento da Covid-19 está com 63% das vagas de UTI ocupadas de acordo com o último boletim divulgado pela prefeitura neste domingo (12).
Como a Matriz classifica o risco das regiões
A matriz é organizada em quatro dimensões de prioridade: Gravidade, Transmissibilidade, Monitoramento e Capacidade de Atenção. A variável de óbitos na semana por 100 mil habitantes se denomina Gravidade e é a informação epidemiológica mais precisa. A dimensão também aborda a tendência de internação por Síndrome Respiratória Aguda Grave por 100 mil habitantes.
A taxa de transmissibilidade (Rt) é agrupada com o número de infectantes por 100 mil habitantes na dimensão de Transmissibilidade. Já a de Monitoramento avalia as variáveis de cobertura vacinal em maiores de 18 anos com segunda dose ou dose única completa, bem como a variação de número de casos semanal. A capacidade de atenção, por sua vez, é a taxa de ocupação de leitos de UTIs adulto SUS reservado para Covid-19.