Dentro do projeto de desenvolvimento de sua estratégia de omnicanalidade – a integração entre todos os meios e canais de vendas e de comunicação com o cliente –, a marca brasileira de produtos de descanso Sleep House acaba de passar por um processo de atualização, modernização e reposicionamento, o chamado rebranding. Em linha com o mundo digital, a nova marca tem o objetivo de transitar de forma harmônica entre os canais online e offline.
Desde a criação da marca, em 2000, a Sleep House passou por poucas mudanças e, na opinião dos gestores, enfrentava problemas de identificação e aplicação em alguns formatos. Agora, além de alinhado ao projeto arquitetônico das novas lojas – o modelo-conceito acaba de ser lançado, em São Paulo –, o novo desenho exibe qualidades da marca como tecnologia, modernidade e simplicidade, dando um destaque especial ao símbolo da lua, elemento central da nova identidade visual.
“Buscamos uma renovação da marca para que fosse ao encontro, inicialmente, do novo projeto arquitetônico voltado a proporcionar uma nova experiência de compra de colchões aos consumidores”, comenta Sérgio Demétrio, diretor geral do grupo no país. “Trabalhamos cuidadosamente na construção desta nova marca, que tem por objetivo não somente traduzir este novo momento, mas também construir um elo de confiança com nossos clientes, apresentando a Sleep House como uma marca do Grupo Pikolin, reconhecido mundialmente em excelência no setor de descanso.”
Com fontes e elementos simples e atuais, a ideia é possibilitar a visualização e identificação das fachadas e lojas até mesmo em longa distância, seja pela logomarca, pelas cores ou pelos elementos que compõem a fachada. Segundo Demétrio, a marca hoje traduz exatamente a nova fase da empresa. “Propositalmente, trabalhamos com elementos e cores que se destacam no setor. A marca facilmente atenderá nossas metas de expansão até mesmo para outros países.”
O novo design também integra um conjunto de ações voltadas à promoção de uma experiência de compra inesquecível por parte dos clientes. As lojas são aromatizadas, contam com uma comunicação visual leve e proporcionam ao visitante interagir com a história da Sleep House e do Grupo Pikolin. “Em nossas lojas, nossos clientes podem sentir nossa fragrância, que traz notas de renovação e relaxamento, e também apreciar uma playlist especialmente desenvolvida para o momento”, completa o diretor.
Loja-conceito tecnológica
A flagship da Sleep House é apresentada como um novo conceito em vendas no segmento de colchões. Em plena expansão no Brasil, a maior rede de colchões de marcas internacionais da América Latina uniu inovação e tecnologia para a estruturação do novo modelo de loja. A loja-conceito, que tem como objetivo proporcionar aos consumidores uma experiência
O layout da flagship visa proporcionar uma experiência simples e prazerosa aos consumidores em suas escolhas, incluindo a exposição dos colchões organizados por tipos de confortos e marcas internacionais. A unidade tem aspecto moderno e clean, facilitando a
Com o uso de ferramentas tecnológicas avançadas, a ideia é facilitar a jornada de compra, de forma autônoma (self-service store), deixando ao consumidor apenas a preocupação em encontrar, entre as opções planejadas apresentadas, o modelo ideal de colchão para suas necessidades e preferências.
Novo modo de vender colchões
Como especialista em colchões, a Sleep House sabe que cada cliente tem as suas necessidades, seja por preferência de conforto e ou mesmo por questão de saúde. Em resumo, há a certeza de que, definitivamente, não existe um tipo único de colchão que atenda a todos as necessidades dos consumidores. Foi pensando nisso que a marca desenvolveu o novo conceito, propondo uma nova experiência aos clientes, fazendo com que possam obter, de forma simples e rápida, o resultado ideal em termos de satisfação de sua necessidade.
A base do modelo é um novo visual arquitetônico, aliado uma forma diferenciada de comunicação com os consumidores. No novo conceito, a tecnologia é diretamente percebida como diferencial para a expertise na fabricação e comercialização das principais marcas internacionais – o consumidor não busca a tecnologia como fim, mas como meio para alcançar o conforto adequado ao seu gosto.
Por meio de um layout estudado e pensado para facilitar a jornada do consumidor, os colchões estão organizados por tipo de conforto, e o cliente já pode iniciar sua jornada de compra diretamente nas opções de produtos voltadas ao seu conforto preferido. Além disso, o visitante pode facilmente provar confortos diferentes sem ter a necessidade de solicitar a interferência dos consultores da loja.
Cada colchão é acompanhado de um totem com tablet, que apresenta todas as especificações técnicas dos produtos e filmes sobre a história e o know-how das marcas internacionais. Para facilitar a jornada e proporcionar ao cliente uma nova e prazerosa experiência, a marca investiu em plataformas digitais – por meio de mesas touch, os consumidores podem, de forma autônoma, simular e encontrar indicações de modelos de colchões para o seu descanso ideal.
Ofensiva no mercado nacional
Cinco anos após a sua aquisição pelo espanhol Pikolin, segundo maior grupo europeu do setor de colchões, com um volume de negócios anuais superior a 440 milhões de euros, a Sleep House realiza uma arrojada ofensiva no mercado nacional.
Atualmente com 51 lojas , sendo 47 próprias e cinco franqueadas, em um prazo de 3 anos a empresa projeta a abertura de mais de 200 franquias e a montagem de nova unidade fabril, com um investimento total de cerca R$ 100 milhões no País.
Para manter-se no radar do consumidor, a marca lança campanhas de varejo mensais em diversos canais de comunicação. Também realiza e participa de eventos nos principais shoppings, agregando valor à marca e fortalecendo a imagem de maior varejista especializado em marcas internacionais.
Em 2019, o grupo anunciou a aquisição dos ativos da fábrica de colchões, espumas e travesseiros da Mannes, em Guaramirim (SC), a 180 quilômetros de Florianópolis. Atualmente, a unidade – com quase 30 mil metros quadrados – responde pelos produtos vendidos ao mercado Brasileiro, para a rede de lojas Sleep House e exportados para mercados vizinhos, como Uruguai, Paraguai, Argentina, Bolivia, Colombia e Chile.
Grupo deve faturar R$ 300 milhões em 2021
Presente no Brasil desde 2012, o Grupo Pikolin mantém uma holding no País formada pela marca Pikolin e pela Sleep House. Juntas, as duas empregam cerca de 600 pessoas. A previsão de faturamento para este ano é de R$ 300 milhões. Entre mundiais do setor, a Pikolin é a única a contar com fábrica própria no País, o que garante a manutenção de elevados padrões e controles de qualidade – os principais concorrentes mantêm apenas parceiros locais com licença de uso de marca –, além de uma rede própria de distribuição.
Em nível global, o Grupo Pikolin é composto por 17 marcas. Líder no segmento de colchões na Espanha e na França a companhia tem sede na cidade espanhola de Zaragoza. Além da unidade brasileira, são sete fábricas na Europa e duas no Sudeste Asiático, empregando mais de 3 mil funcionários. Das unidades industriais europeias, quatro ficam na França e três na Espanha – uma delas, inclusive, é a maior planta fabril de colchões do mundo, com 225 mil metros quadrados. Na Ásia, a empresa mantém uma sede em Kuala Lumpur, na Malásia.
Estão presentes no Brasil desde 2015 com uma fábrica localizada em Santa Catarina e planejam, para 2022, a abertura de uma nova fábrica em São Paulo com investimento de R$ 100 mi e expansão nacional via franchising através da SleepHouse, atualmente com 52 unidades no estado de São Paulo. Distribuidor oficial dos colchões e acessórios Tempur, importados da Dinamarca.