Cláudio Flores compete ao lado do piloto Leandro Moor na categoria Master
A 13ª edição do Transcatarina reuniu mais de 60 duplas de competidores na disputa pelos títulos das categorias de rally regularidade Master, Graduado, Turismo, Turismo Iniciante e Turismo Light. Foram quatro dias de competição entre 27 e 30 de outubro, onde os competidores enfrentaram cerca de 800 quilômetros de provas. Em 2021 o Transcatarina passou pelas cidades de Fraiburgo, Caçador, Lages, São Joaquim e Tubarão.
Entre os destaques da edição deste ano esteve o navegador de Itajaí, Cláudio Flores (Bilu), que conquistou o terceiro lugar na competição pela categoria Master. Cláudio compete ao lado do piloto de Apucarana (PR), Leandro Moor (Ximura), representando a equipe GS Racing. “Todos os anos o grid do Trancatarina é forte, tem duplas boas e experientes, e a disputa sempre fica bem acirrada”, destaca Bilu.
Para o navegador de Itajaí, em 2021 a prova foi um pouco diferente devido ao clima, já que a competição normalmente acontece em julho no auge do inverno catarinense. “Sempre pegamos uma prova mais molhada, mais pegada, e esse ano ela foi mais para frente, com laços grandes, então a navegação não teve tanta dificuldade assim. Para a pilotagem a dificuldade ficou por conta das médias que colocaram, mas não foi tão forte como em outras etapas que nós participamos. Acho que isso em função até do próprio terreno que a gente andou. Acho que a prova precisou de um pouco mais de pimenta”, acredita.
Cláudio e Leandro foram campeões do Transcatarina em 2020 e prometem voltar a brigar pelo título novamente no ano que vem. “Essa edição foi muito disputada e definida nos detalhes. A prova contou com muita poeira e somente nas últimas etapas o piso ficou molhado por conta da chuva no dia anterior. Nossa dupla estava focada e poucos pontos nos separaram do título. O rally é isso, superação, ano que vem estaremos de novo buscando esse título importante do off-road brasileiro”, comenta Ximura.
Equipe domina histórico do Transcatarina
Já são 13 títulos disputados no Transcatarina, uma das maiores competições de rally regularidade do Brasil. E a GS Racing ajuda a contar a história da competição. Entre os pilotos e navegadores que hoje fazem parte da equipe estão os campeões de todos os anos do Transcatarina pela categoria Master.
A disputa sempre é uma das mais acirradas do circuito nacional. Em 2021, além de vencer a competição com o piloto Gustavo Schmidt e o navegador Jhonatan Ardigo, a GS Racing contou com os vice-campeões Leandro Riffel e Michael Masson, o terceiro lugar de Leandro Moor (Ximura) e Cláudio Flores (Bilu) e a quinta colocação de Flávio Kath (Poder) e Rafain Walendowsky. Na Graduado a equipe subiu no pódio geral com a quinta colocação do piloto Rui Schmitz e do navegador André Lenger (Bulita).
Pelas categorias iniciais do rally regularidade a GS Racing subiu no pódio geral do Transcatarina com o sétimo lugar do piloto Fernando Amorim e da navegadora Isabel Lohn. Na Turismo Iniciante, Marcelo Vandresen e Paulo Roberto de Oliveira Júnior subiram ao pódio em quinto lugar e a dupla formada por pai piloto e filho navegador, Ricardo Hoffmann e Guilherme Hoffmann, conquistou a oitava colocação.
Próximas Provas
As próximas provas da GS Racing são as finais do Mitsubishi Motorsports no dia 20 de novembro e do Rally PR no dia 27. Em dezembro o calendário de provas se encerra com a final do Paulista Off-Road no dia 4.
Acompanhe a GS Racing
Acompanhe as provas da GS Racing pelo Facebook e Instagram (@gsracing) e confira as notícias completas no site da equipe. Na temporada 2021 a GS Racing conta com o patrocínio de GS Performance, SC Polaris, Pneus Yokohama, Rallye Design, Trevo Auto Peças Blumenau, Gratt Indústria de Máquinas, Plastômero, Supermercado Moor, Farmácia Brasil, Lave Bem Lavanderia e Tinturaria e SML Transportes.
Foto: Aline Ben/Com 4×4