Polícia Militar lança campanha de conscientização contra divulgação de blitz

0

Informar sobre a realização de blitz, Comando de Trânsito, Barreira Policial ou qualquer Operação Policial ameaçando ou prejudicando o trabalho de órgãos de fiscalização de trânsito, é crime previsto no artigo 265 do Código Penal.

O artigo dispõe sobre atentar contra a segurança de serviço de utilidade pública, enquadrando-se nesta conduta aqueles que, de alguma forma, prejudicarem o correto funcionamento dos serviços.

Divulgar uma blitz passa a ser crime no momento que sua divulgação tem o objetivo de permitir que pessoas escapem dela.

A divulgação de pontos de abordagem, aparentemente inofensiva, também contribui para a continuidade de outros crimes, como o tráfico de drogas e armas, bem como prejudica a fiscalização de veículos com registro de furto e roubo, além de infrações previstas no Codigo de Transito Brasileiro.

Segundo o Ten Cel Daniel Nunes, comandante do 12º Batalhão de Policia Militar: “as atividades de Polícia Ostensiva necessitam da participação efetiva da população, auxiliando, denunciando, ou seja, tendo participação ativa dentro dos preceitos legais. Neste sentido, solicitamos que não repassem em aplicativos os locais de operações policiais.”

Com a chegada da temporada de verão, serão intensificadas as berreiras policiais, buscando proporcionar ainda mais segurança aos munícipes e turistas.