Ações do “Cidade Empreendedora” são intensificadas em Maravilha
O ano iniciou intenso no município de Maravilha, extremo oeste catarinense. Várias ações do Programa Cidade Empreendedora estão em andamento para fortalecer o empreendedorismo e promover o desenvolvimento econômico e social de forma sustentável. A iniciativa é desenvolvida pelo Poder Público Municipal em parceria com o SEBRAE/SC e contempla 34 soluções que auxiliarão no crescimento do ambiente de negócios, fortalecerão o empreendedorismo nas escolas e fomentarão iniciativas com a comunidade.
O diretor de Indústria, Comércio e Turismo da prefeitura, Mozer Matheus de Oliveira, destaca que na última semana todos os secretários e diretores responsáveis pela administração municipal participaram de uma reunião, onde foram trabalhados todos os eixos referentes ao Planejamento Estratégico Municipal (PEGEM). “Cada representante realizou uma avaliação sobre os projetos interessantes a serem implementados pela administração e, em seguida, debatemos sobre a prioridade de cada secretaria. Obtivemos muitos projetos importantes que serão avaliados para possível implantação e também com prazo de execução”.
Segundo Mozer, várias ações estão em andamento neste ano. Entre elas destacam-se a Sala do Empreendedor, atividades referentes às Compras Governamentais, a questão da desburocratização sobre a abertura de empresas, o próprio PEGEM, entre outros. “As expectativas são excelentes! Tivemos no fim de fevereiro, no auditório da Prefeitura, a capacitação da oficina Sei Vender, realizada com um consultor que soube envolver o público. Participaram mais de 20 pessoas entre empresários, colaboradores, empreendedores individuais e também membros da administração municipal”, destaca.
No dia 20 de março está programada consultoria referente ao planejamento de empresa para o MEIs. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Prefeitura de Maravilha ou pelo telefone (49) 3664-0044, no ramal 446.
A prefeita Rosimar Maldaner está empolgada com as ações do Programa Cidade Empreendedora. “Compreendemos a importância de incentivar nossos ‘maravilhenses’ a melhorar cada dia mais. Nosso município se destaca em sustentabilidade e transparência e, com projeto, ampliaremos nossa condição, fortalecendo ainda mais a gestão de forma organizada, otimizando recursos, de maneira criativa e inspirando a comunidade para o empreendedorismo”.
PROGRAMA CIDADE EMPREENDEDORA
O Programa Cidade Empreendedora foi implantado no segundo semestre de 2017 com o objetivo de promover uma transformação local com a implantação de políticas de desenvolvimento.
A consultora credenciada ao Sebrae/SC, Sisse Abdalla Velozo, salienta que as ações estão alinhadas e tudo indica que os resultados serão expressivos. Ao todo serão 18 meses de trabalho intenso para trabalhar os seguintes eixos: Atores do Desenvolvimento; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; JEEP; Crescendo e Empreendendo; Município em Números; Levantamento de Oportunidades; Planejamento Estratégico para a Gestão Municipal; Gestão Estratégica Orientada para Resultados e Plano de Desenvolvimento Econômico.
Maravilha conta com 25 mil habitantes, quase duas mil empresas e tem como principal base econômica a indústria. “É um município empreendedor e comprometido com o desenvolvimento. Não tenho dúvidas que chegaremos ao fim do projeto com resultados econômicos e sociais expressivos”, comenta o coordenador regional extremo oeste do Sebrae/SC, Udo Trennepohl