Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Acompanhamento psicológico: qual a importância e os benefícios para a saúde mental?

A terapia pode ser benéfica para qualquer pessoa, independentemente do contexto em que está inserida ou do seu estado de saúde atual

Por muitos anos, assuntos relacionados à saúde mental foram tratados como tabu pela sociedade. Felizmente, o cenário mudou, e hoje as pessoas estão mais receptivas a falar sobre a questão – especialmente pelo fato de a maioria das pessoas estarem inseridas em rotinas sobrecarregadas e muito estressantes. É por isso que o acompanhamento psicológico é uma abordagem essencial para todos.

Diferentemente do que muitos costumavam acreditar no passado, fazer terapia não é sinônimo de estar doente mentalmente. Existe uma diferença notável entre a função de psicólogo e a de psiquiatra, que é mais direcionada para casos de problemas emocionais mais severos. O papel do psicólogo é escutar seus pacientes e direcioná-los para que os próprios consiga superar suas dificuldades e bloqueios.

O acompanhamento psicológico aborda qualquer tipo de assunto ou gatilho que possa causar desconforto emocional no dia a dia. Para algumas pessoas, pode parecer algo pequeno e sem relevância, mas, conforme se acumula com outros problemas, tende a se desenvolver um quadro mais complexo, levando a distúrbios como depressão, transtorno de humor, entre outros.

As sessões de terapia servem como um momento de descarrego, em que todos podem abordar qualquer assunto que perturba seu íntimo sem receio de julgamentos ou repreensão. Isso pode envolver desde situações cotidianas até assuntos mais complexos – em muitos casos, torna-se possível descobrir a origem de possíveis bloqueios e, dessa forma, trabalhar formas de superá-los.

O papel do psicólogo não é dar opiniões pessoais sobre os assuntos envolvidos, mas, sim, traçar paralelos para descobrir a razão pela qual seu paciente se comporta daquela maneira. Em alguns casos, o profissional pode ver a necessidade de uma intervenção clínica, encaminhando o indivíduo para que um psiquiatra possa dar continuidade ao tratamento.

Dessa forma, ninguém perde nada em manter seu acompanhamento psicológico em dia. É uma forma de promover autoconhecimento e entender melhor suas emoções, assim como aprender a lidar com elas no dia a dia. Esse é um processo gradual, e cada pessoa passa por isso do seu próprio jeito, então não existem regras. O importante é investir um pouco de tempo para cuidar da saúde mental.

Hoje, a terapia já se encontra em um patamar bem mais flexível. Quem tem uma rotina puxada e não dispõe de muito tempo livre consegue encaixar as sessões mais facilmente na sua agenda, através de um psicólogo online, que realiza atendimento totalmente remoto. Dessa forma, todos podem usufruir de uma vida mais leve e tranquila, mesmo com as diversas dificuldades impostas pelo cotidiano.

Foto: iStock

Posts Relacionados

7 comportamentos que dificultam a alimentação saudável no trabalho, segundo os brasileiros

Jogo de despedida de Adriano Imperador tem primeiros grandes nomes confirmados

Principais aptidões para ter êxito como empreendedor

Estimulando o desenvolvimento cognitivo infantil

Dia do cabelo maluco é febre nas escolas infantis, saiba como fazer

Evento gratuito une pacientes de câncer e familiares em prol da vida

Outubro Rosa: restringir o acesso da parceira à saúde é uma forma de violência de gênero

Opções de investimentos seguros: saiba onde proteger seu patrimônio

Quanto custa manter um carro? Saiba todas as despesas de um veículo

OBA e Olimpíada de Foguetes premiam estudantes em todo o Brasil