O agricultor de hortaliças Vicente Tomkelski, tem sofrido com o bloqueio do fluxo natural da água do rio Itajaí-Mirim. Ao tentar captar água para irrigação, o agricultor relatou que sentiu um forte odor vindo do rio. O problema é o depósito de sedimentos no Itajaí-Mirim, que acaba obstruindo a passagem de água.
Para diminuir os problemas de acesso à água da comunidade do Rio Novo (Colônia Japonesa), a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural realizou nesta manhã de quinta-feira (12) uma visita ao local.
Entre os encaminhamentos práticos, tomados a partir deste encontro, o Secretário de Agricultura César Reinhardt solicitará uma reunião de planejamento junto a demais pastas da administração, a fim de sanar este problema o mais rápido possível.
“O que está ocorrendo na comunidade é a interrupção do fluxo do rio Itajaí-Mirim bem na entrada com a parte retificada. Neste sentido, buscaremos firmar parceria público-privado para sanar este problema, que para os agricultores é urgente, visto a necessidade de acessar água de qualidade para a produção agrícola”, ressaltou o Secretário.
____________________
Informações adicionais:
Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural
César Reinhardt (secretário)
(47) 3346-5500 / agricultura@itajai.sc.gov.br
Secretaria de Comunicação
Tamara Belizario
(47) 3341-6150