A água é um recurso renovável encontrado facilmente na natureza. Contudo, nem toda a água serve para o nosso consumo e até que ela seja captada, ainda em sua forma bruta, percorre um longo caminho até chegar em nossos lares.
Ao ser distribuída na casa dos moradores a água pode ser utilizada sem preocupação para qualquer atividade do lar: cozinhar alimentos e ingestão de toda a família, por exemplo. Uma de suas principais funções, principalmente nos últimos dias de combate ao coronavírus, é a higienização pessoal e da própria casa como forma de prevenção e proteção à saúde.
Até chegar neste ponto, ela precisa passar por algumas etapas e corresponder aos níveis de qualidade exigidos, como lembra a coordenadora de operações da Águas de Penha, Fernanda Barreto. A coordenadora acrescenta ainda que mesmo que o tratamento da água distribuída na cidade seja realizado por outra empresa a qualidade é atestada.
Para a parcela da população que é atendida por água de poços tubulares de grande profundidade (poços artesianos), a qualidade da água é garantida pela concessionária Águas de Penha.
Confira o caminho que a água percorre e as etapas de seu tratamento:
- Captação: a água bruta é captada e transportada por meio de uma adutora até a Estação de Tratamento de Água (ETA).
- Coagulação: Ao chegar na ETA adiciona-se um produto para clarificação, chamado Policloreto de Alumínio (PAC), que favorece a formação de flocos.
- Floculação: Nessa etapa os flocos unem-se uns aos outros, e tornam-se formações ainda maiores e mais pesadas. Essa unificação irá facilitar no processo de decantação.
- Decantação: Nesta fase a água permanece em repouso para que os flocos formados anteriormente possam sedimentar para o fundo do tanque.
- Filtração: após a decantação, a água passa pelos filtros (formados por cascalho, areia e carvão ativado). Nessa etapa as impurezas que ainda restaram ficam retidas no filtro, além disso, a água sofre a desodorização pela presença do carvão ativado.
- Fluoretação: Nessa etapa é adicionada à água uma quantidade de Ácido Fluorsilícico (H2SiF6).
- Cloração: O cloro também é adicionado à água com o objetivo de eliminar os microrganismos presentes.
- Correção do pH: Aqui ocorre a correção do pH através de um produto chamado hidróxido de cálcio. Ele tem a capacidade de diminuir a acidez.
- Armazenamento e distribuição: Finalmente a água já tratada pode ser distribuída para a população, reservada em caixas d’água ou reservatórios.
- Os padrões de potabilidade são determinados pela Portaria de Consolidação nº5 de 28 de setembro de 2017. Eles são analisados diariamente pela concessionária.
LEGENDA DA IMAGEM:
01 – Captação
02 – Gradeamento
03 – Floculação
04 – Decantação
05 – Filtração
06 – Desinfecção
07 – Reservação (reservatório)
08 – Rede de distribuição
09 – Clientes (casas)