A Águas de Bombinhas segue firme em seu compromisso de ampliar e universalizar a cobertura de esgotamento sanitário no município. Até o final desta semana, diversas frentes de trabalho estarão ativas na cidade, com atividades que incluem implantação de rede coletora, construção de poços de visita e ligações domiciliares de esgoto.
As obras acontecem em diferentes regiões, contemplando ruas como Mico Leão Dourado, Fragata, Lontra, Ovelha, Baleia Jubarte, Leopardo, Golfinho, Cotia, Elefante e Coióte. O objetivo é acelerar o processo de expansão da rede, garantindo mais saúde e qualidade de vida para a população.
Segundo a presidente da Águas de Bombinhas, Reginalva Mureb, o investimento em saneamento básico é essencial para o desenvolvimento sustentável da cidade.
“Estamos construindo um futuro melhor para Bombinhas. Cada metro de rede implantado representa menos poluição nos rios e no mar, mais saúde para a população e mais valorização para o município”, destaca.
De acordo com o Instituto Trata Brasil, o acesso ao esgotamento sanitário impacta diretamente indicadores de saúde, educação, meio ambiente e turismo. Cidades com maiores índices de coleta e tratamento de esgoto registram redução de doenças de veiculação hídrica, aumento da frequência escolar e valorização imobiliária.
Além disso, o saneamento é fundamental para o desenvolvimento econômico local, especialmente em municípios turísticos como Bombinhas.
Vale ressaltar que durante o período das obras, a concessionária pede atenção redobrada de motoristas e pedestres, especialmente nas ruas com interdições parciais ou trechos em obras abertas. A presença de máquinas, operários e sinalizações temporárias exige cuidado para evitar acidentes.