Águas de Penha inicia projeto Surf Comunitário

0

Faça chuva ou faça sol, todos os sábados, às 9h da manhã, alunos da Escola Básica João Batista da Cruz têm encontro marcado na Praia Grande, em Penha. Eles fazem parte do grupo contemplado com o projeto Surf Comunitário, iniciativa do Instituto Equipav –  braço social da  Águas de Penha –  que incentiva uma vida mais saudável através da prática de esportes.  A concessionária, que assumiu os serviços de água e esgoto na cidade em novembro do ano passado, também tem a preocupação com questões ambientais e sociais e é responsável por viabilizar projetos como esse, que teve início em abril.

 

Com objetivo de oportunizar a inúmeras crianças a chance de iniciar no surf e aprender lições de respeito, cidadania e cuidados com o meio ambiente,  Waldemar Wetter Neto, mais conhecido como Bilo e considerado um dos grandes surfistas de Santa Catarina,  decidiu criar um projeto social.  O “Surf Comunitário”, que começou há oito anos, tem suporte  do Instituto Unimed, e sempre buscou outros patrocinadores para ajudar a custear o material necessário e o trabalho em si.

 

Neste ano, o apoio foi viabilizado pela Águas de Penha e seu braço social, o Instituto Equipav (IE). No ano passado foi lançado um edital para incentivar o esporte educacional, que ofereceu a oportunidade para que produtores esportivos pudessem inscrever ações que necessitam de assistência. O Surf Comunitário foi um dos dois projetos vencedores para receber patrocínio do IE em 2016,  que irá contemplar 100% do valor necessário para continuidade e ampliação das atividades.

 

As aulas, que começaram a ser ministradas no mês de abril, acontecem todos os sábados das 9h às 10h, sendo disponibilizados ônibus para levarem os alunos da Escola Básica João Batista da Cruz até a Praia Grande.  Lá,  além do desenvolvimento do surf,  crianças e adolescentes de 7 a 14 anos participam de atividades que estimulam atitudes cidadãs, práticas em comunidade e que conscientizam sobre a importância de preservar a natureza.

 

“O projeto é bem positivo, eu tenho acompanhado as crianças nas aulas todos os sábados. É importante para transformar o aluno em um cidadão, ensinar valores, sustentabilidade,uma rotina saudável e a convivência em grupo”, destaca a diretora da Escola, Grace Medeiros Gama Santos.