Cultuada pelas produções autorais, que abordam temas existenciais e levam o espectador à reflexão, a França está entre os maiores produtores de filmes no mundo. No entanto, no Brasil o acesso a filmes franceses ainda é restrito aos grandes centros – à exceção do Festival Varilux de Cinema Francês, que anualmente percorre cidades brasileiras, incluindo Blumenau. Com o intuito de tornar o cinema francês mais acessível na região, a Aliança Francesa Blumenau em parceria com a Secretaria de Cultura lança em março o CineArte Francês. Uma vez por mês, às segundas-feiras, serão exibidos gratuitamente filmes franceses e/ou de países francófonos.
Instituição comprometida com a difusão da língua e cultura francófonas pelo mundo, a AF não só promove o ensino do idioma francês como também ações e eventos culturais. Depois da abertura da exposição ‘Grandes Mulheres Francesas” no Neumarkt Shopping, nesta última quarta-feira (dia 4), agora será a vez do CineArte Francês, projeto integrado ao CineArte promovido pela Secretaria de Cultura há mais de 10 anos. “Queremos propor uma aproximação da comunidade com a Sétima Arte, por meio da exibição de filmes que ficam fora do circuito comercial, além de despertar o interesse para a cultura francófona”, destaca o diretor, coordenador pedagógico e professor da Aliança Francesa Blumenau, Marcos Paulo Bertoldi.
O CineArte Francês vai apresentar ao público temas atuais e reflexivos, seja por meio de grandes clássicos do cinema francês ou de obras contemporâneas. A AF Blumenau preparou uma seleção criteriosa de produções cinematográficas, dentre elas algumas premiadas, que trazem uma abordagem mais crítica. “O CineArte Francês é uma oportunidade para as pessoas conhecerem melhor o cinema produzido na França, mas também pretende provocar uma discussão, por meio de rodas de conversa, acerca de temas pertinentes e polêmicos da sociedade”, destaca o diretor.
Aberto a toda a comunidade, o CineArte Francês terá exibição de filmes legendados e as sessões serão sempre na segunda semana de cada mês (às segundas-feiras), às 19h, no Cine Teatro Edith Gaertner da Secretaria de Cultura de Blumenau. A estreia está marcada para a próxima segunda-feira (dia 9) e, em referência ao Dia da Mulher, o filme escolhido para a abertura é ‘8 Femmes’ (8 Mulheres), do diretor François Ozon. No longa de 2002, um homem é assassinado e oito mulheres isoladas em uma casa, que têm alguma ligação com o morto, querem descobrir a verdade sobre como tudo aconteceu.
Confira a programação completa do CineArte Francês 2020:
9/3
8 Femmes (8 Mulheres) – 2002
13/4
La jeune fille sans mains (A menina sem mãos) – 2016
11/5
Pupille (Pupila) – 2018
8/6
C.R.A.Z.Y. (C.R.A.Z.Y. – Loucos de amor) – 2005
13/7
Danton (Danton) – 1982
10/8
C’est ça l’amour (Isto é o amor) – 2018
14/9
Le charm discret de la bourgoisie (O charme discreto da burguesia) – 1972
19/10
Les grands esprits (O melhor professor de minha vida) – 2017
9/11
Chocolat (Chocolate) – 2016
14/12
Une nouvelle amie (Uma nova amiga) – 2014