Aline Vieira e João Sobral musicam poemas de Fritz Müller

0

Sete dos doze poemas registrados no livro História Natural de Sonhos estão sendo arranjados pelos músicos e compositores para dar origem a canções que exaltam o trabalho do ecologista alemão radicado em Santa Catarina

No ano de 2022, o livro História Natural de Sonhos, publicado originalmente em 2004, ganhou sua segunda edição, em comemoração ao bicentenário de Fritz Müller, autor dos poemas infantis que compõem a obra. Agora, os músicos e compositores Aline Vieira e João Sobral estão realizando uma adaptação dos textos, para transformar sete dos doze poemas em belas canções, que levam a produção do ecologista alemão radicado no Brasil para outro lugar, através do projeto Casulo: Uma Expedição Sonora pela Natureza.

História Natural de Sonhos é uma publicação organizada pelo escritor Dennis Radünz, a partir de tradução dele próprio e da doutora em língua alemã Lia Carmen Puff de 12 poemas do naturalista Johann Friedrich Theodor Müller (1822-1897), conhecido por Fritz Müller. Escritos em 1859, os textos falam sobre a fauna e a flora de Santa Catarina, congregando o olhar científico e poético do naturalista, e foram escritos para alfabetizar suas nove filhas.

Bióloga de formação, Aline Vieira sempre admirou o trabalho de Fritz Müller, um dos precursores da ecologia no mundo e cuja produção se deu, sobretudo, em Santa Catarina. Quando descobriu o livro de poemas do cientista, se conectou ainda mais com o trabalho do alemão por meio de sua produção artística. João Sobral, seu parceiro musical de mais de dez anos, embarcou no projeto de musicar os poemas.

Num primeiro momento, o projeto permitiu que os artistas realizassem o processo de concepção, arranjo e gravação das músicas em casa, como registro inicial da proposta. A ideia é que a partir desse trabalho, os sete poemas musicados possam ser gravados num futuro próximo com banda e em estúdio adequado, dando origem a um disco.

Aline Vieira destaca o prazer de trabalhar musicalmente os belos textos do naturólogo. “Por ser bióloga, apaixonada pela botânica e pela biodiversidade, esse livro foi um achado por ser uma obra de um cientista que eu admiro tanto. O João Sobral já faz esse trabalho com textos da Clarice Lispector, então a gente teve a ideia de musicar esses poemas. Tem sido um processo muito lindo de dar uma vida musical para esses textos, com arranjos que construímos com violões e viola caipira”, explica.

Casulo: Uma Expedição Sonora pela Natureza é um projeto de Experimentação Artística realizado com recursos do Governo Federal através do Ministério da Cultura por meio da Lei Paulo Gustavo – Edital Demais Áreas, sob correalização da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Foto: Clarissa Herrig.