Alunos da escola Lucinira Melo Rebelo de Camboriu participam de conversa com José Angelo Rebelo

0

Alunos da escola Lucinira Melo Rebelo de Camboriu participam de conversa com José Angelo Rebelo

Cerca de 30 alunos da Escola Básica Municipal Lucinira Melo Rebelo participaram de um bate-papo sobre histórias e causos de Camboriú com o escritor José Angelo Rebelo na tarde de quarta-feira, dia 8. A conversa aconteceu em sala de aula e contemplou uma das turmas de nono ano.

De acordo com a professora de língua portuguesa, Simone Trindade, a conversa buscava apresentar a história de Camboriú, tanto a oficial quanto dos causos compartilhados. “A maioria dos alunos não conhece muito bem a nossa história. Assim, diálogos desse tipo são imprescindíveis. Além disso, o senhor José foi um doce, veio de prontidão e com vontade de ajudar. Os alunos estavam entretidos, fizeram perguntas e anotações. O bate-papo foi sensacional”, comenta.

José Angelo Rebelo é o autor do livro Sem História Não Dá: e Assim Se Fez em Camboriú, escrito em 1997. Na obra, são contadas histórias da velha Camboriú e memórias do escritor, com auxílio de dados coletados de arquivos e relatos de antigos moradores.

Na conversa, José Angelo compartilhou a dificuldade vivida por camboriuenses durante a separação com Balneário Camboriú, falou sobre a história de pessoas que receberam homenagens com nomes de ruas e compartilhou causos como o da panelinha de ouro: de pessoas que enterravam ouro em panelas de barro e plantavam árvores específicas para marcar o local. Cinco exemplares do livro escrito por ele foram dados aos alunos que souberam responder questões sobre a história da cidade.