Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BRNotícias

Alunos da rede municipal aprenderão sobre astronomia indígena com realidade virtual, em projeto inédito

Alunos da rede municipal aprenderão sobre astronomia indígena com realidade virtual, em projeto inédito

Experiência foi desenvolvida pela Uninter e será aberta a comunidade em geral gratuitamente

 

​​

135 alunos do ensino fundamental da rede municipal de Curitiba terão uma experiência inédita em todo o mundo, que resgata o passado, com um olhar para futuro. Nesta sexta-feira (1),

​​

elas aprenderão sobre astronomia indígena, com o uso de óculos de realidade virtual, em um projeto desenvolvido pelo Mestrado em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional Uninter. O evento acontece no campus Garcez da instituição de ensino, no centro da cidade.

Ao colocar os futurísticos óculos no rosto, essas crianças e adolescentes enxergarão um planetário virtual e vão entender como os índios fazem a leitura das constelações, da posição do sol e das fases da lua para viver aqui na Terra. “Vemos que todos se interessam pela astronomia, mas poucos têm acesso ao aprendizado do tema. Encontrar uma maneira de facilitar o ensino é a nossa prioridade. Melhor ainda quando conseguimos valorizar a cultura do nosso país”, explica Germano Afonso, professor do mestrado e doutor em astronomia.  O estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira nos ensinos fundamental e médio é obrigatório no Brasil.

 

O projeto será lançado nesta sexta-feira (1/12), em primeira mão para esses estudantes, e depois vai ser aberto gratuitamente para grupos de escolas, turistas e público em geral. As visitas serão guiadas por professores da Uninter e devem ser agendadas com antecedência pelo telefone (41) 2102-4939.

 

Vencedores

 

Os 135 alunos têm um motivo especial para participarem desse momento único. Eles são medalhistas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), eventos organizados pela Agência Brasileira Espacial (AEB), para incentivar o conhecimento astronômico entre as escolas. Mais de 660 mil alunos se inscreveram em todo o país.  Em Curitiba, entre instituições particulares e públicas, 276 crianças e adolescentes foram medalhistas, ou seja, apresentaram um bom desempenho.

 

Essa conquista é resultado do processo de qualificação do ensino das escolas municipais, que foi fortalecido por meio de um trabalho que começou em 2016, quando a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (SME) firmou uma parceria com a Uninter para a formação de professores das Práticas de Ciência e Tecnologias da educação integral. Antes disso, o tema foi identificado em um sistema de avaliação municipal como prioritário devido ao menor desempenho dos estudantes no ensino fundamental, dos anos iniciais e finais, em conteúdos que abordam questões sobre Terra e Universo.

 

Desde então, para reverter essa situação, o mestrado em Educação e Novas Tecnologias da Uninter oferece formação de astronomia gratuita aos professores da rede municipal, focando no incentivo a metodologias lúdicas de ensino, como o uso de jogos e da tecnologia. Foram abertas 30 vagas em 2016 e 80 vagas em 2017, além de visitas ao Observatório Solar Indígena no campus Divina da Uninter. “Esse convênio foi fundamental para aprofundar conhecimentos científicos de astronomia e trazer mais brilho aos olhos dos professores e estudantes. É uma maneira de contribuir para que o docente reflita sobre sua prática e tenha vontade de fazer diferente”, afirma Kelly Aguiar, representante da educação integral da SME.

 

O número de medalhistas das provas da Agência Brasileira Espacial (AEB) são prova disso. Em 2015, as escolas municipais de Curitiba tiveram 14 medalhistas. Em 2016, 94. E em 2017, 135 estudantes, que mudaram a forma de olhar para o céu.  ​

Posts Relacionados

The Brands. inaugura em SP, com participação de empresa catarinense

Muay Thai e autodefesa: como a arte marcial pode ajudar no dia a dia

Audi Caxias do Sul promove evento exclusivo sobre investimentos

Abono e pagamento nas férias são as principais dúvidas trabalhistas para 41% dos brasileiros

Eterna Globeleza Valéria Valenssa é madrinha de instituto que apoia pacientes com câncer

Conselhos para ter sucesso como empreendedor

Entenda como economizar água e energia elétrica no banho durante as estações quentes do ano

Médica explica o que é candidíase de repetição e como tratar esse problema

Vacinas para gestantes: imunização contra bronquiolite é inserida no calendário

Black Friday: consumidores podem começar a monitorar preços; saiba as estratégias para fugir de ciladas e principais direitos