Incentivar a produção de energia elétrica sustentável a partir de fontes renováveis e limpas. Este é o objetivo do projeto “Iluminando o Caminho: Geração Renovável de Energia Elétrica”, que acontece no Centro de Educação em Tempo Integral (CEDIN) Napoleão de Souza, localizado no bairro São Vicente. A iniciativa, que estimula os alunos a criar protótipos de geradores de energia, acontece nas aulas de robótica.
“Os alunos estão desenvolvendo protótipos de geradores de energia como aerogeradores, carrinho solar, casinha solar, avião solar e roda d´água. Estes protótipos demonstram de forma lúdica o aproveitamento dos recursos naturais renováveis. Queremos sensibilizar a comunidade escolar com os resultados do projeto”, ressalta a professora Cristiane Schwingel, idealizadora do projeto.
“Os problemas ambientais atingiram hoje tal proporção que representam um verdadeiro desafio à sobrevivência da humanidade. Considerando a importância da temática ambiental e a visão integrada do mundo, no tempo e no espaço, queremos oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, as ações humanas e sua consequência para consigo, para sua própria espécie, para os outros seres vivos e o ambiente”, afirma o professor Anilton Cristóvão de Souza, diretor da Unidade Escolar.
“O crescimento contínuo da população e do consumo de energia, nos instiga à procura por um modelo baseado no desenvolvimento sustentável em longo prazo, o que tem motivado o interesse crescente por formas de energia mais limpas e renováveis, sem alterar de maneira acentuada as condições de vida no planeta”, completa a professora Cristiane.
O CEDIN Napoleão de Souza está localizado na Rua Singapura, nº12 no bairro São Vicente.
Aulas Robótica na Rede Municipal de Ensino
Os Centros de Educação em Tempo Integral do município e mais dez Escolas Básicas da Rede Municipal de Ensino possuem aulas de robótica. Os instrutores de informática passam por formações para aprender a usar o kit que possui mais de seis mil peças que podem ser utilizadas desde os Anos Iniciais (primeiro ao terceiro ano) até os anos finais (sexto ao nono ano) do Ensino fundamental.
“Os kits são baseados apenas na montagem, e são formados por um conjunto de peças envolventes e de fácil uso, que permite criar e executar diferentes atividades de maneira rápida e segura. Com ele pode-se desenvolver estudos nas áreas de Matemática, Educação científica e ambiental, e noções de lógica de programação”, afirma a Supervisora de Desenvolvimento de Programas Pedagógicos, Mirian Chrys Silvestri.
Durante o ano os profissionais que vão trabalhar com os alunos recebem capacitação na Diretoria de Tecnologias Educacionais. O cronograma contempla ainda experiências de montagem de protótipos e prática da robótica que dá movimento aos protótipos e pressupõe raciocínio matemático e resolução de problemas.
“Com estes ensinamentos será possível construir o conhecimento em sala de aula, utilizar a robótica para fortalecer laços cognitivos, permitir ao educando experimentar, analisar, errar, redefinir estratégias, criar soluções e a aprender pela vivência e pelo prazer”, completa Mirian.