A turma do Curso Técnico em Zootecnia da rede e-Tec do polo de Joaçaba (SC) embarcou em uma jornada de aprendizado enriquecedora ao visitar, recentemente, duas propriedades rurais reconhecidas pela tecnologia, inovação e produtividade. A formação, da rede e-Tec Brasil, é ministrada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Joaçaba.
A primeira propriedade visitada foi a da família Conte, onde os alunos foram recebidos pelos produtores Marcos Conte e Laís Adolfato, um casal em processo de sucessão familiar. O objetivo foi aprofundar o conhecimento sobre o sistema semi-intensivo de produção animal baseado em pastagens. Os estudantes participaram ativamente de diversas atividades práticas, como pesagem e medição de bezerros, desverminação e contenção de animais, além de aprender sobre o manejo adequado de pastagens, incluindo a definição de alturas ideais de entrada e saída dos animais.
A turma foi acompanhada pelo tutor do curso e supervisor técnico da ATeG do Senar, Fernando da Silveira, e pelos técnicos de campo Mateus Demeda e Jefferson Cagliari, que esclareceram dúvidas e compartilharam seus conhecimentos.
A segunda parada foi na propriedade do produtor Eleandro Arsego, em Xanxerê, considerada a maior propriedade de bovinocultura de leite do estado. “A intenção foi apresentar aos alunos um sistema intensivo de produção com ordenha de carrossel, que combina alta tecnologia na alimentação do gado com um galpão projetado para proporcionar máximo conforto aos animais”, destacou Fernando da Silveira. Durante a visita, os alunos puderam observar de perto a operação da fazenda, acompanhados pelo técnico de campo Cleiton Giroto.
INSCRIÇÕES ABERTAS
O Processo Seletivo Senar e-Tec EaD 2024/2 teve início no dia 27 de maio, em todo o país. No estado de Santa Catarina as inscrições estão abertas em cinco polos. Gratuitas e semipresenciais, as formações têm duração de quatro a cinco semestres e são voltadas para pessoas do meio rural que desejam ampliar as oportunidades de atuação no setor agropecuário. Interessados podem se inscrever pelo site: http://etec.senar.org.br/.
Os polos com processo seletivo aberto em Santa Catarina são: Rio do Sul (TÉCNICO AGRONEGÓCIO); Paulo Lopes (TÉCNICO EM ZOOTECNIA); Taió (TÉCNICO EM AGRICULTURA); Joinville (TÉCNICO EM AGRONEGÓCIO); Santa Cecília (TÉCNICO EM ZOOTECNIA) e Lages (TÉCNICO EM ZOOTECNIA).
O presidente do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), José Zeferino Pedrozo, afirma que os cursos técnicos são ministrados por equipes qualificadas e garantem uma formação de qualidade, de acordo com as últimas tendências do mercado. “A demanda por profissionais preparados para o agronegócio é cada vez maior e os cursos da rede e-Tec Brasil, ministrados pelo Senar/SC, contribuem para o aumento da competitividade das propriedades rurais e demais empresas do setor”.
O dirigente também informa que o curso Técnico em Agricultura, oferecido no polo do Senar/SC de Taió, é novo no estado. “Santa Catarina conta com uma agropecuária forte e diversificada e, por isso, é fundamental oferecermos oportunidades de qualificação gratuita nas mais diversas áreas”.
Foto: Divulgação Sistema Faesc/Senar/Sindicatos