Maior empresa de micromobilidade urbana no Brasil, a JET anuncia que estará iniciando com a operação de patinetes elétricos em Blumenau. Ao todo, a nova frota terá 50 equipamentos, O modelo E-Bike B100 conta com sistema de freios, lanterna, banco de altura regulável, placa de identificação e limite de velocidade conforme regramento público.
Para utilizar o serviço, os usuários podem acessar o mesmo aplicativo da JET, que já é familiar para aqueles que utilizam os patinetes. As tarifas e áreas de uso são semelhantes, proporcionando uma experiência integrada e fluida.
É importante lembrar que, para garantir a segurança de todos, o uso das bicicletas e patinetes é restrito a usuários maiores de 18 anos,que não pode usar em dupla, que não estejam sob influência de álcool e que respeitem as regras de trânsito, como reduzir a velocidade em faixas de pedestres e lombadas.
1º ano de patinetes elétricos
Completando um ano de funcionamento em Blumenau, o serviço de compartilhamento dos patinetes elétricos já conta com 200 equipamentos disponíveis pela cidade. Pelo menos, mais de 6 mil usuários viajam com frequência com os veículos.
Em média, as viagens duram 10 minutos, o que reitera os argumentos de que o veículo já se tornou num meio de transporte alternativo para ida a locais de trabalho ou estudo. Ao todo, foram mais de 213 mil viagens realizadas durante este período – em uma distância somada de mais de 456 mil quilômetros.
A JET informa que constantemente está adicionando estacionamentos e otimizando a localização de veículos, além do trabalho constante da equipe de instrutores nos pontos de maior fluxo de trânsito, a fim de orientar a população. Assim, é importante que o usuário respeite as regras de trânsito e evite acidentes.
“Estou usando o serviço de aluguel de patinetes elétricos há mais de seis meses, e ele realmente mudou a maneira como lido com o trânsito e com a cidade”, destaca o empreendedor Roberto Teixeira. “Até pedi para o suporte técnico mais estacionamentos na cidade e o fizeram. É muito mais prático deixar o veículo no local adequado”.
A empresa
Desde 2023, uma das principais startups de micromobilidade urbana, a JET, alcançou mais de 20 municípios no Brasil, desde cidades do Rio Grande do Sul até o Sergipe. Ao todo, foram 2,5 milhões de viagens realizadas neste período. Somando, alcançando 7 milhões de quilômetros percorridos, com 1 milhão de usuários no país e uma frota que abrange 12 500 mil patinetes.
Ainda, em alguns municípios, há parcerias com estabelecimentos comerciais, como a disposição de powerbanks – em São Paulo, Balneário Camboriú e Sorocaba – e, junto a prefeituras, de bicicletas elétricas: Florianópolis, Vila Velha, Aracaju, Sorocaba, Tramandai, Itajaí e Navegantes. Ao todo, foram mais de US$ 17 milhões em investimento no país, e a empresa planeja duplicar a sua frota – 35 mil veículos – até o final de 2025.
Atenta à segurança no trânsito, a JET também realizou neste ano 100 eventos nomeados de Escola de Direção Segura, onde instrutores da empresa orientaram mais de 50 mil pessoas sobre o uso adequado dos veículos aos fins de semana.