quinta-feira, março 13, 2025
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Diretor San Marcelo indica sete produções para visibilidade nortista

Longas e curtas-metragens produzidos por artistas do Norte estão disponíveis gratuitamente

O cinema brasileiro está cada vez mais em foco. Com as indicações de “Ainda estou aqui” no Oscar e as grandes chances de vitória, as produções nacionais tem se destacado e chamado cada vez mais atenção e atraído mais público para as salas de cinema no país. Entretanto, ainda existe uma lacuna na representatividade do Brasil como um todo, e uma busca por visibilidade a ser evidenciada para todos os cantos do país.

Pensando nisso, o diretor paraense San Marcelo, que atualmente produz um documentário sobre o músico multi-instrumentista Manoel Cordeiro e a criação de seu manifesto sobre a música popular feita na Amazônia, selecionou sete filmes da região Norte do Brasil.

“Eu acho importante você consumir esse tipo de filme pelo simples fato de conhecer outras narrativas e formas de apresentar o Brasil. Uma boa parcela dos brasileiros não conhece a outra metade do país, e ainda são cheios de estereótipos e preconceitos, mas o Brasil não é apenas a metade para baixo. Esses filmes acabam preenchendo essa lacuna na formação, educação e compreensão do país como um todo. Por muito tempo, essas histórias foram contadas por um olhar estrangeiro de como acham que seja a realidade nortista, então o diferencial é que somos nós mesmos contando nossas histórias”, comenta o diretor.

“O Barco e o Rio”

Com direção de Bernardo Ale Abinader, encontramos Vera, uma mulher religiosa que cuida de um barco no porto de Manaus, precisando lidar com sua irmã Josi, com quem diverge tanto sobre como cuidar do barco quanto como viver a vida. O curta-metragem foi gravado no Amazonas e estrela Isabela Catão e Caroline Nunes.

Assista em https://cardume.tv.br/catalogo/?year_filter=2020

“Solitude”

Sol, na Amazônia, encara a solidão e carência depois de um relacionamento, enquanto uma Sombra busca independência, mas começa a desaparecer lentamente. A animação tem direção da amapaense Tami Martins.

Assista em https://portacurtas.org.br/filme/?name=solitude

“Aqui en la Frontera”’

O documentário, dirigido por Marcela Ulhoa e Daniel Tancrendi, retrata a crise migratória na América Latina partindo da história de três venezuelanos. O filme foi filmado na fronteira entre o Brasil e a Venezuela.

Assista em https://play.ecofalante.org.br/

“Ela mora logo ali”

Com direção de Rafael Rogante e Fábio Barroso, o filme traz uma humilde ambulante de uma cidade da região da Floresta Amazônica que tem sua rotina alterada ao conhecer uma jovem leitora no ônibus no caminho de volta para casa. A partir desse momento, a vendedora inicia uma nova jornada de descobertas, sonhos e o desafio de encontrar o livro preferido de seu filho.

Assista em https://www.itauculturalplay.com.br/

“Noites Alienígenas”

Três amigos de infância e da periferia se reencontram na cidade de Rio Branco, Acre, em um contexto trágico de chegada de facções criminosas do sudeste do Brasil para a Amazônia. O drama policial tem direção de Sérgio de Carvalho. O filme está disponível no Globoplay.

“O Barulho da Noite”

Maria Luíza é uma criança de sete anos que leva uma vida feliz com sua família, mas sua ingenuidade é golpeada quando ela descobre que sua mãe é apaixonada pelo sobrinho, que é ajudante da roça do pai. O possível desmonte de sua família a coloca em um estado de melancolia e medo, conforme o intruso vai se aproximando do núcleo e as estruturas familiares vão se dissolvendo. O filme, dirigido por Eva Pereira, está disponível na Mubi.

“Terruá Pará”

Com direção de Jorane de Castro, somos conduzidos a um profundo mergulho na diversidade da música amazônica, com momentos de encantamento e emoção a partir de depoimentos de Dona Onete, Manoel Cordeiro, Pio Lobato e outros. O filme está disponível na Mubi.

Instagram: https://www.instagram.com/san.marcelo.dp/

SENAI e Prefeitura de Navegantes inauguram Escola Móvel para capacitação profissional gratuita

Objetivando levar qualificação profissional diretamente à comunidade, o SENAI e a Prefeitura de Navegantes inauguraram hoje a Escola Móvel SENAI no bairro Nossa Senhora das Graças. A iniciativa é parte do programa Qualifica Navega e representa um marco importante para a região, oferecendo 39 cursos gratuitos em quatro áreas de qualificação: Construção Civil, Panificação, Gestão e Costura.

Com um total de 1204 horas de aula, a escola móvel tem como objetivo formar 750 alunos, proporcionando uma oportunidade de aprimoramento profissional para quem busca ingressar no mercado de trabalho ou aperfeiçoar suas habilidades na área industrial. A iniciativa visa impulsionar o desenvolvimento profissional da comunidade local e atender às demandas do mercado, oferecendo capacitação gratuita e acessível a todos.

Silvana Meneghini, gerente-executiva do SESI e SENAI na Foz do Itajaí, destaca que a escola móvel é uma estratégia para aproximar o SENAI da comunidade, oferecendo soluções customizadas e infraestrutura de ponta. “Isso nos dá mobilidade, proximidade e agilidade. Permite que muito rapidamente tenhamos uma escola com laboratórios na comunidade, com soluções customizadas em diversos setores”, afirma.

Além disso, ela ressalta a qualidade dos professores, muitos com experiência na indústria, e a metodologia focada na aprendizagem prática, visando a empregabilidade e a requalificação de carreira. A taxa de empregabilidade dos alunos do SENAI ultrapassa 90%.

O prefeito Liba Fronza enfatizou a importância da escola móvel para suprir a falta de qualificação profissional no município. “Embora Navegantes esteja em pleno emprego, falta qualificação profissional. Não há o ajuste entre a vaga e a qualificação”, explica. A parceria com o SENAI busca diminuir essa lacuna, oferecendo oportunidades de qualificação para 750 pessoas e preenchendo as vagas disponíveis no município.

A escolha do bairro Nossa Senhora das Graças para sediar a escola foi estratégica, visando oferecer maiores oportunidades de empregabilidade à população local. “A iniciativa busca ampliar o acesso à qualificação, preparar a comunidade para novas oportunidades no mercado de trabalho e contribuir para o desenvolvimento econômico do município”, completa o prefeito.

A Escola Móvel SENAI Navegantes está localizada na Rua Vereador José Flávio Soares, 135, bairro Nossa Senhora das Graças, Navegantes. As inscrições para os cursos já estão abertas.

Iniciativas inovadoras do Bistek garantem o selo Great Place to Work

Ações como a universidade corporativa e o programa de saúde e bem estar fazem a diferença na percepção dos funcionários sobre a empresa

O Bistek Supermercados foi certificado com o selo Great Place to Work Brasil (GPTW), um dos mais prestigiados do mundo corporativo, e que é concedido a empresas que se destacam na gestão de pessoas e na construção de um ambiente de trabalho positivo. Um dos diferenciais da rede é a oferta de programas que geram oportunidades de crescimento profissional e que promovem o bem estar dos colaboradores.

A certificação GPTW faz a medição do clima organizacional da empresa, a partir da percepção e engajamento dos funcionários. Segundo Camila Pastorini Wigg, gerente de Recursos Humanos do Bistek Supermercados, o objetivo de participar da pesquisa foi avaliar os pontos em que a empresa se destaca e os que ainda podem ser aprimorados.

 “Hoje desenvolvemos diversos programas que contribuem para que a empresa seja vista como muito mais do que um local de trabalho. Acreditamos que estamos construindo um excelente lugar para trabalhar e a certificação veio como uma confirmação”, ressalta Camila.

Entre os programas mantidos pelo Bistek destacam-se iniciativas como a escola de padeiros, voltada para pessoas que queiram aprender e desenvolver sua carreira profissional no ramo da padaria; e a universidade corporativa, que oferece aos colaboradores treinamentos de técnicas de varejo, cursos sobre inteligência emocional, gestão financeira, entre outros.

Há também ações como os programas trainees aceleradores de crescimento, o programa saúde e bem estar com atendimento psicológico gratuito para os colaboradores, programa gerando amor para as gestantes, jornada para o bem estar com atendimento nutricional, café com inclusão, projeto de vida e a jornada de crescimento do FFLV (Frutas, Flores, Legumes e Verduras), onde o funcionário inicia como repositor júnior, vai se desenvolvendo e, em 18 meses, pode chegar a coordenador de setor.

O selo GPTW conta com uma metodologia que propõe que a cultura de confiança, a liderança efetiva, o propósito e os valores alinhados geram um ambiente propício para que cada funcionário possa desenvolver o seu melhor. A avaliação do grau de satisfação dos colaboradores é medida em uma pesquisa independente e anônima, com a aplicação de questionários que mapeiam os pilares que atuam no ambiente de trabalho – credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem.

Sobre Bistek Supermercados

Fundada há 45 anos em Nova Veneza (SC), a rede Bistek de Supermercados hoje é uma das marcas mais conhecidas do Sul, com 22 lojas em Santa Catarina e cinco no Rio Grande do Sul. A empresa tem mais de 4,5 mil colaboradores e para 2025 prevê faturamento de R$ 3 bilhões. Além do Centro Empresarial Adelino Ghislandi, que concentra as atividades de recursos humanos, administrativo e financeiro da empresa, a rede tem ainda um Centro de Distribuição com 23 mil metros quadrados às margens da BR-101 e frigorífico próprio.

Sobre o selo GPTW

O selo GPTW — Great Place To Work — é uma certificação criada na década de 1980 pelo jornalista Robert Levering, que busca analisar a percepção dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho, criando um diagnóstico aprofundado do clima organizacional. A metodologia chegou ao Brasil em 1997, sendo que atualmente é aplicada em 98 países, impactando 12 milhões de pessoas colaboradoras anualmente. São mais de 10 mil empresas participantes em todo o mundo.

Foto: Divulgação

Saúde Mental no Trabalho

Psicóloga Alessandra Augusto

Em meus atendimentos tenho notado cada vez mais pessoas chegando esgotadas, sem energia, com uma sensação de estar “no limite”. Muitas vezes, o diagnóstico rapidamente fica claro, síndrome de burnout. Esta condição, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é o esgotamento físico e mental causado pelo estresse crônico no ambiente de trabalho. Por vezes, é como se a pessoa estivesse vivendo em um ciclo sem fim de exaustão, falta de motivação e até mesmo sentimento de incapacidade.

Isso pode acontecer, pois o trabalho é onde passamos a maior parte dos nossos dias, buscando cumprir prazos, metas e expectativas, muitas vezes acima do que podemos oferecer. Vivemos em uma cultura que glorifica o excesso de atividades, em que ficar na empresa até tarde, abrir mão de fins de semana, responder e-mails fora do expediente pode parecer normal. Porém, o custo emocional é alto.

Ao não respeitarmos nossos limites, corremos o risco de transformarmos o prazer do trabalho em uma fonte de sofrimento. Sinais como insônia, irritabilidade, cansaço extremo e até dores físicas são alarmes que o corpo dá quando algo não está bem.

Busque auxílio psicológico para que você aprenda a lidar com o que está sentindo. O tratamento da síndrome de burnout é multidisciplinar e envolve psicoterapia, medicamentos, atividade física, alimentação saudável e apoio social e de familiares.

Na sociedade em que estamos vivendo se desconectar pode parecer difícil, mas é essencial para evitar o burnout. Por exemplo, planeje um tempo para você, pode ser um dia na praia, um piquenique no parque, ou até uma viagem curta. Respeite seu corpo e sua mente, e não tenha medo de dizer “não” quando ultrapassar seus limites. É um exercício de autocompaixão e autocuidado.

Lembre-se que cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física. Tenha momentos de descanso, se não puder tirar férias, tente viajar ou fazer um passeio diferente durante o fim de semana. Faça pausas durante o dia para desacelerar a mente.

O equilíbrio é a chave para uma vida mais leve. Caso perceba que está negligenciando esse cuidado, procure ajuda. A saúde mental é o maior presente que você pode dar a si mesmo.

(*) Alessandra Augusto é Psicóloga, Palestrante, Pós-Graduada em Terapia Cognitiva Comportamental e Neuropsicopedagogia. Atualmente, é Mestranda em Psicologia Forense e Criminal e autora do capítulo “Como um familiar ou amigo pode ajudar?” no livro “É possível sonhar. O Câncer não é maior que você”.

Imagem Freepik

Balneário Camboriú será divulgada em 12 dias de ações no Sudeste e Centro-Oeste

A equipe de apoio à captação de eventos do BC Convention em paralelo à viagem do projeto Visite BC, irá realizar visitas de relacionamento em SP e RJ e participará do Fórum PanRotas

A edição de 2025 do Visite Balneário Camboriú e Região Costa Verde & Mar, coordenado pelo BC Convention & Visitors Bureau, inicia com o pé direito com uma viagem de divulgação do Litoral Norte catarinense por 12 dias pelo Sudeste, onde 25 empresários do turismo, BC Convention e a prefeitura, através da Secretaria de Turismo, irão levar as novidades de Balneário e a região diretamente a quem vende o destino ao público final — agentes e operadores de viagem.

Visite BC 2025

A presidente do BC Convention, Andrezza Negrini, destaca a importância da edição de 2025 já começar com força total, com divulgação em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Goiânia. “Serão 12 dias de viagem, a equipe do BC Convention, Sectur de Balneário Camboriú e o nosso trade turístico embarca dia 9 e seguirá divulgando nossa cidade e região até dia 21/03. Teremos visitas nas agências e operadoras de viagens para reforçar o convite e para relacionamento e também evento, que terá rodada de negócios e a capacitação com o filme BC Férias Sem Fim, que lançamos em 2024 e divulga a nossa cidade e região de forma brilhante em um curta-metragem”, explica.

Captação de Eventos também será foco da viagem

Além das ações do projeto Visite BC, a equipe de Apoio à Captação de Eventos do BC Convention, alinhada à programação do projeto, intensificará suas ações para ampliar a promoção de Balneário Camboriú como destino para eventos. “Como parte dessa estratégia, entre os dias 10 e 14 de março, a equipe realizará visitas de relacionamento a entidades promotoras de eventos em São Paulo e no Rio de Janeiro. Além das visitas,  marcaremos presença no Fórum PanRotas 2025, um dos principais encontros do setor de turismo, que acontece em São Paulo nos dias 11 e 12 de março. A participação no evento reforça o compromisso do BC Convention em posicionar a cidade como referência para a realização de eventos de diferentes segmentos”, acrescenta a presidente Andrezza.

Foto BC Convention

Viagem curta: avião ou ônibus, qual compensa mais?

Comparação entre tempo, custo e conforto para fazer a melhor escolha

Na hora de planejar uma viagem curta entre cidades, surge sempre aquela dúvida: é melhor ir de ônibus ou avião? Cada opção tem seus prós e contras, e a escolha depende de fatores como tempo de deslocamento, custo e conforto. Com um pouco de planejamento, é possível tomar a melhor decisão para aproveitar o trajeto sem complicações.

 

Tempo de viagem: qual é mais rápido?

 

A maior vantagem do avião é a velocidade. Um voo entre capitais próximas, como São Paulo e Rio de Janeiro, dura menos de uma hora, enquanto o ônibus pode levar seis horas ou mais. No entanto, é preciso levar em conta o tempo gasto com check-in, despacho de bagagem e procedimentos de segurança nos aeroportos.

 

Já nos terminais rodoviários o embarque é mais simples e rápido. Para quem não quer lidar com filas e burocracia, viajar de ônibus pode ser mais prático, principalmente em trechos de até cinco ou seis horas.

 

Qual opção pesa menos no bolso?

 

No quesito preço, as passagens de ônibus costumam ser mais estáveis, enquanto as tarifas aéreas variam bastante. Em cima da hora, voos podem ser bem mais caros. Mas, com antecedência, dá para encontrar passagens aéreas baratas, muitas vezes até mais em conta do que o ônibus. Promoções e programas de fidelidade também ajudam a reduzir os custos.

 

Vale a pena comparar os preços antes de decidir. Algumas empresas rodoviárias oferecem descontos para compras antecipadas, assim como as companhias aéreas fazem promoções para determinados dias e horários.

 

Conforto e comodidades: onde a viagem é mais agradável?

 

O conforto vai depender muito da categoria do transporte escolhido. Os ônibus convencionais oferecem poltronas simples, mas modelos leito e semileito garantem uma experiência mais agradável, com assentos reclináveis, tomadas individuais e até Wi-Fi.

 

Nos aviões, o tempo de viagem menor é um ponto positivo, mas o espaço entre as poltronas pode ser apertado. Por outro lado, o ambiente climatizado e a ausência de trepidações tornam o voo mais confortável para quem prefere trajetos curtos e sem paradas.

 

Disponibilidade de horários: qual opção é mais flexível?

 

Os ônibus costumam ter mais horários diários, oferecendo flexibilidade para quem precisa viajar a qualquer momento. Já os voos podem ser menos frequentes em algumas rotas, exigindo um planejamento mais detalhado.

 

Por outro lado, o avião cobre distâncias que, de ônibus, levariam muitas horas ou até dias. Para quem quer otimizar tempo em viagens um pouco mais longas, essa pode ser uma grande vantagem.

 

Afinal, qual vale mais a pena?

 

A melhor escolha vai depender das prioridades de cada passageiro. Quem busca rapidez e consegue se organizar para garantir as melhores passagens pode se beneficiar do transporte aéreo. Já quem prefere economia, flexibilidade de horários e menos burocracia pode achar no ônibus a opção ideal.

 

Comparar preços e avaliar o tempo total de deslocamento são os segredos para fazer uma escolha certeira e viajar sem dores de cabeça.

Créditos: baona/iStock

Dia do Consumidor: 5 direitos pouco conhecidos que você precisa saber

Especialista explica como o consumidor pode se proteger e onde buscar ajuda

No próximo dia 15 de março é celebrado o Dia do Consumidor, uma data que reforça a importância de conhecer e exigir direitos garantidos por lei. Mesmo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC) em vigor há mais de 30 anos, muitas pessoas ainda desconhecem proteções essenciais, o que pode gerar prejuízos financeiros e frustrações em compras e contratações de serviços.

“O primeiro passo para evitar abusos é a informação. Muitos consumidores pagam por cobranças indevidas, aceitam prazos abusivos e enfrentam dificuldades com empresas sem saber que a lei está do lado deles”, alerta o advogado Aldo Nunes, atuante em Direito do Consumidor.

Para ajudar os consumidores a se protegerem melhor, listamos cinco direitos pouco conhecidos, mas fundamentais:

1. Comprou online? Você pode desistir em até 7 dias

Em compras feitas pela internet, telefone ou catálogo, o consumidor pode se arrepender e cancelar a compra em até sete dias após o recebimento, sem precisar justificar o motivo. Isso é garantido pelo direito de arrependimento (art. 49 do CDC).

2. Cobrança indevida? Você pode receber o dobro do valor pago

Se uma empresa cobrar um valor indevido e o consumidor efetuar o pagamento, ele tem direito ao reembolso em dobro, com juros e correção monetária (art. 42 do CDC). Isso vale para contas de energia, água, telefone, mensalidades e outros serviços.

3. O preço na prateleira deve ser respeitado

Se um produto estiver com um preço na etiqueta e for registrado com outro no caixa, a empresa é obrigada a vender pelo menor valor. “Erros de precificação são comuns, e o consumidor tem o direito de pagar o valor mais baixo informado”, reforça Aldo Nunes.

4. Perdeu a nota fiscal? Você ainda tem direito à garantia

Muitos acreditam que, sem nota fiscal, perdem o direito à garantia. No entanto, qualquer comprovante de pagamento (extrato bancário, e-mail de confirmação ou recibo eletrônico) pode ser usado para acionar a garantia do produto.

5. Não recebeu o que comprou? A entrega atrasou? Você pode cancelar a compra

Se um produto comprado não for entregue dentro do prazo estipulado, o consumidor tem três opções: exigir a entrega imediata, aceitar um produto equivalente ou cancelar a compra e receber o dinheiro de volta. Esse direito está previsto no art. 35 do CDC.

Onde buscar ajuda?

Se um direito for desrespeitado, o consumidor pode registrar uma reclamação nos órgãos de defesa, como o Procon, ou na plataforma Consumidor.gov.br.

“O CDC é um grande aliado dos consumidores, mas ainda é pouco utilizado. Estar informado e saber a quem recorrer faz toda a diferença para evitar prejuízos”, conclui Nunes.

Foto: Pexels

Receitas especiais de Páscoa abrem a agenda 2025 dos cursos gratuitos de gastronomia no Angeloni

A partir deste mês de março, com delícias especiais para a Páscoa, o Angeloni retoma a agenda anual que traz o que há de melhor na gastronomia, com cursos, degustação, dicas de receitas e truques culinários. Serão proporcionadas aos clientes aulas especiais no espaço gastronômico Cozinha Dona Helena, com profissionais renomados e temas diversificados. As inscrições para os primeiros cursos já estão abertas.

 

Em Itajaí, o primeiro curso do mês será no dia 11 de março, com o chef Ricardo Harbs ensinando a preparar tortas salgadas. No dia 20, o chef Mateus dos Reis ministra aula com pratos para um almoço especial de Páscoa, e no dia 25 será a vez de receitas de saladas e molhos, com a chef Magara Nossol.

Os cursos começam às 19h, finalizando até as 21h, e a inscrição é feita mediante a doação de uma caixa de bombons. A quantidade apurada, como é praxe no Angeloni, será encaminhada a instituições beneficentes.

Para participar, é necessário inscrever-se no site www.angeloni.com.br/cozinha/cursos ou diretamente na recepção da loja, e quem ainda não é sócio do Clube Angeloni pode associar-se gratuitamente e começar imediatamente a usufruir dos benefícios oferecidos.

Devidamente equipada para o setor gastronômico, a Cozinha Dona Helena é um espaço especialmente criado para possibilitar aos clientes participarem de cursos, eventos, lançamentos de produtos e, com nutricionistas e chefes de cozinha, aprender a usufruir e manusear alimentos.

Confira a programação:

 

DatasAngeloni ItajaíTema 
11 de marçoRicardo HarbsTortas salgadas
20 de marçoMateus dos ReisAlmoço especial de Páscoa
25 de marçoMagara NossolSaladas e molhos

Cursos de Gastronomia Angeloni

Horário: 19h

Local:

– Cozinha Dona Helena na Loja do Angeloni na Rua Brusque, 358, Centro, Itajaí

Projeto Música de Calçada promove dois shows gratuitos nas ruas de Bombinhas

Choro Áfrico e a cantora Aline Vieira fazem apresentações abertas ao público que circula pelas ruas da cidade. Projeto democratiza o acesso à música para moradores e turistas durante a temporada de verão

Quem estiver circulando pelas ruas de Bombinhas nas próximas duas semanas poderá se surpreender com uma pitada de música autoral em meio às noites quentes do verão na península. Trata-se do projeto Música de Calçada, iniciativa da Tramela Produções, surgido em 2015 e que chega a sua sexta edição. Na terça-feira (11), o público poderá curtir o show do Choro Áfrico, no Centro. Já no dia 19 (quarta-feira), quem se apresenta é a cantora Aline Vieira, com o espetáculo Mar de Dentro, no bairro de Bombas.

O Choro Áfrico é liderado pelo percussionista Carlinhos Ribeiro, que convida o saxofonista Elio Lorenzo e o violonista sete cordas Ney Souza. O trio vai apresentar músicas instrumentais autorais e releituras de temas clássicos do chorinho, da música latina e africana, com algumas doses de elementos do jazz.

A artista Aline Vieira, por sua vez, vai apresentar canções autorais do seu recém-lançado EP Mar de Dentro e releituras de temas do cancioneiro da cultura popular brasileira. Ela estará acompanhada dos músicos Pedro Silva, na guitarra, Gabriel Menin, no contrabaixo, e Carlinhos Ribeiro, na percussão.

O projeto Música de Calçada tem a proposta de possibilitar o acesso à cultura de maneira democrática. Tendo como referência as apresentações dos músicos de rua, promove o encontro das pessoas, por vezes de forma inesperada, com uma performance artística em espaços públicos ao ar livre. Desta maneira, proporciona entretenimento para moradores e turistas e contribui para a geração de oportunidade de trabalho para diversos profissionais da economia criativa.

A cantora Aline Vieira ressalta a singularidade das apresentações realizadas em espaços públicos, como propõe o Música de Calçada. “A rua é convidativa, acolhedora, democrática e propõe o inusitado. A expressão artística realizada na rua cria relações de afeto com o espaço e outras memórias da paisagem da cidade”, pontua.

O único senão à realização das apresentações é a condição climática. Em caso de previsão de chuva os shows são adiados e as novas datas serão divulgadas nas redes sociais da Tramela Produções e dos artistas envolvidos no projeto.

O Música de Calçada é uma iniciativa da Tramela Produções, realizada com recursos da Prefeitura Municipal de Bombinhas, através da Fundação Municipal de Cultura por meio do Edital Mestre Cantalício Rocha – Edição 2024.

Serviço:

O quê: Projeto Música de Calçada – 6ª Edição;

Quando e onde:

– Choro Áfrico: Carlinhos Ribeiro convida Elio Lorenzo e Ney Souza. Dia 11 de março (terça-feira), às 20h. Calçada da Néctar da Lua – Av. Vereador Manoel dos Santos, Centro;

– Aline Vieira e banda – Show Mar de Dentro. Dia 19 de março (quarta-feira), às 20h. Calçada da Secretaria de Turismo de Bombinhas – Av. Leopoldo Zarling, bairro de Bombas;

Quanto: os espetáculos são gratuitos e abertos a todos os passantes;

Todas as informações em: @tramela_producoes.

Foto – Isadora Manerich

Corrida Mulheres na Pista Joinville tem virada de lote nesta sexta-feira (7)

Quinta edição do evento só para mulheres está marcada para 13 de abril, às 7 horas, com largada no Level Garden

A quinta edição da corrida Mulheres na Pista Joinville, prova exclusiva para mulheres que está marcada para o próximo dia 13 de abril, terá virada de lote nesta sexta-feira (7). As corredoras poderão fazer as inscrições com os valores do primeiro lote até as 23h59, no https://www.ticketsports.com.br/e/corrida-mulheres-na-pista-joinville-2025-70719. Depois disso, os preços serão atualizados. São três opções de kit: Kit Diamond (camiseta, meia, sacochila, número do peito, chip de cronometragem e medalha pós-prova); Kit Gold (camiseta, sacochila, número do peito, chip de cronometragem e  medalha), e o Kit Econômico (número do peito, chip e medalha).

O evento, organizado pela Number Esportes, ocorrerá no dia 13 de abril, um domingo de manhã, e terá largada às 7 horas, no Level Garden (avenida Santos Dumont, 2.400 – Distrito Industrial), patrocinador master da corrida. As atletas que quiserem se inscrever podem optar pelas distâncias de 4k e 8k de corrida, além de caminhada. Haverá ainda categoria especial para as adeptas do kangoo jump, para as corredoras e cadeirantes do Pernas Solidárias – projeto joinvilense que incentiva a inclusão social de portadores de deficiências – e corrida kids para crianças (meninos e meninas) com idade entre quatro e 13 anos. Todas as mulheres que concluírem a prova receberão medalha de participação.

Idealizadoras da prova, as jornalistas Carolina Spricigo e Fernanda Lüttke explicam a proposta da prova, que faz sucesso na cidade desde 2019, com o intervalo na pandemia de Covid-19, e que no ano passado teve 1.850 participantes inscritas. “Nossa intenção ao propor a prova era tirar as meninas de todas as idades de dentro de casa. Era trazer mulheres que correm muito ou pouco, as que não correm e as que querem começar a praticar algum tipo de atividade para a nossa corrida. Estamos muito felizes pelo fato de o nosso evento ter sido tão bem aceito”, consideram.

RETIRADA DO KIT

A retirada do kit será na Level Garden, no sábado, 12 de abril, dia anterior à prova, das 9h às 18h. No dia da prova, atletas de outras cidades podem retirar o kit das 6h às 6h30, no local da prova, mediante envio de solicitação para o email numberesportes@gmail.com o comprovante de endereço anexado.

PROGRAMAÇÃO

6h55 – largada Pernas Solidárias

7h – largada corrida 4k e 8k

7h05 – largada kangoo

8h10 – largada kids

PREMIAÇÃO

Provas de 4k e 8k

Geral – do 1º ao 5º lugar

Categorias 4k e 8 k (faixas etárias) – do 1º ao 3º lugar

Kangoo

Geral: 1º ao 5º lugar

Mulheres na Pista Blumenau tem inscrições esgotadas

A segunda edição da corrida Mulheres na Pista Blumenau está com inscrições esgotadas desde o dia 11 de fevereiro. O evento está marcado para o dia 30 de março, às 7h, com largada e chegada em frente ao Neumarkt Shopping (rua 7 de Setembro, 1.213 – Centro) e já confirmou 1.200 mulheres inscritas, que vão percorrer 4k ou 8k. Haverá também corrida kids  para crianças (meninos e meninas) com idade entre quatro e 13 anos.

RETIRADA DO KIT

A retirada do kit será na loja Centauro do Neumarkt Shopping, no dia 29 de março, dia anterior à prova, das 10h às 20h. No dia da prova, atletas de outras cidades podem retirar o kit das 6h às 6h30, no local da prova, mediante envio de solicitação para o email numberesportes@gmail.com o comprovante de endereço anexado.

Programação:

6h55 – largada Pernas Solidárias

7h – largada corrida 4k e 8k

7h05 – largada kangoo

8h10 – largada kids

PREMIAÇÃO

Provas de 4k e 8k

Geral – do 1º ao 5º lugar

Categorias 4k e 8 k (faixas etárias) – do 1º ao 3º lugar

Inscrições para a Phacz Run, a primeira corrida de rua de Perequê, terminam na segunda-feira (9)

Primeira edição do evento, que ocorre em Porto Belo, está marcada para o dia 16 de março, às 6h30

As inscrições para a Phacz Run, a primeira corrida de rua de Balneário Perequê, terminam na próxima segunda-feira (9). A prova está marcada para o dia 16 de março, às 6h30, com largada na Praça Phacz, às 6h30. Os atletas podem optar pelas distâncias de 5k ou de 10k – o percurso é em pista de asfalto, totalmente plano. Para incentivar a prática de atividade física desde cedo, haverá também a corrida kids, para crianças entre 4 e 14 anos – para elas, o percurso varia entre 100 metros e 800 metros, conforme a idade. A largada dos pequenos será às 8h30. As inscrições estão disponíveis em https://www.ticketsports.com.br/e/PHACZ%20RUN-70143. As vagas são limitadas a 600 atletas.Pessoas com 60 anos ou mais e AcDs (Atletas com Deficiência) têm desconto na inscrição. O kit da prova é composto por sacochila personalizada, camiseta, número de peito e medalha (pós-prova).

RETIRADA DE KIT

A retirada dos kits da Phacz Run terá dois dias: sexta-feira, 14 de março, das 10h às 19h; e sábado, 15 de março, das 10h às 17h, na Phacz Empreendimentos (av. Sen. Atílio Fontana, 497 – Perequê, Porto Belo). Os participantes residentes em cidades próximas ao local da prova terão a opção de retirar seu kit no dia do evento, em local a ser definido e divulgado previamente. A retirada poderá ser realizada das 5h às 5h30. Para garantir essa opção, é indispensável solicitar a entrega até o dia 9 de março, pelo email comunicacao@sportion.com.br anexando um comprovante de residência atualizado.

PREMIAÇÃO

A Phacz Run vai distribuir 18 troféus. Na prova de 10k, serão premiados os três primeiros colocados gerais na categoria masculina e na feminina. Nos 5k, recebem os troféus os três primeiros colocados gerais nas categorias masculina e feminina, e os três primeiros colocados na categoria AcD, no masculino e no feminino.

A prova é organizada pela Agência Sportion e já conta com o patrocínio e apoio de grandes empresas que fazem esse evento acontecer: RVB Malhas, CCN Academia, ĀKala Beach Garden, Aluminato, Mayandra Clínica Estética & SPA, Eurogesso, Geotesc Fundação, Integrare Engenharia, Loos Brainwear, MM Buttmar, Pintura Pereira, Ribas Ambiental, Vanelli Marcenaria, Viplagge Imóveis Selecionados, AC Contabilidade e Condomínios, Agro Jardins, Supermercados Myatã, Topfix + Bart e Sicoob.

SERVIÇO

O quê: Phacz Run

Quando: 16 de março (domingo)

Horário: 6h30

Distâncias: 5k e 10k

O quê: Phacz Run Kids

Horário: 8h30

Distâncias: 4 a 6 anos | 100m, 7 e 8 anos | 200m, 9 e 10 anos | 400m, 11 e 12 anos | 600m, 13 e 14 anos | 800m

Onde: largada na Praça Phacz (avenida Sen. Atílio Fontana, 160, Porto Belo)

Inscrições: https://www.ticketsports.com.br/e/PHACZ%20RUN-70143

Fotos: Divulgação/Phacz Empreendimentos

Balneário Camboriú será divulgada na Bolsa de Turismo de Lisboa, a maior feira de turismo de Portugal

BC Convention também representará a cidade em ações realizadas em Porto e Cascais; contato com Portugal é estratégico, já que SC possui ligação aérea direta com o país via voo da TAP entre Florianópolis e Lisboa

Balneário Camboriú estará presente na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que é considerada a maior feira de turismo de Portugal, reunindo mais de 1.500 expositores que representam a diversidade de destinos, culturas e serviços do mundo todo, que acontece de 12 a 16 de março. A cidade estará representada pelo BC Convention & Visitors Bureau, que participa da feira pela terceira vez.

A presidente do BC Convention, a hoteleira Andrezza Negrini, explica que ela e a Executiva da entidade, Ludiane Goulart, embarcam nesta sexta-feira (7) para Portugal e chegarão ao destino sábado (8). Já na segunda-feira (10) inicia o roteiro de divulgação de Balneário Camboriú, que contemplará três cidades portuguesas. “Iremos aproveitar que estaremos em Portugal para fazer um roteiro de divulgação bem intenso. Para o turismo e economia de Balneário Camboriú é muito importante estarmos em Portugal e divulgar a cidade neste evento, a BTL, ainda mais considerando que temos ligação direta com Lisboa através do voo da TAP via Aeroporto Internacional de Florianópolis. O mercado europeu é um dos nossos principais focos e estamos com excelentes expectativas”, diz.

Os dias do BC Convention em Portugal serão com uma programação diversa e bastante importante — no dia 10 haverá o Meeting Brasil, em Porto, que será um encontro com 90 agentes e operadores de viagens, e Balneário Camboriú vai estar presente nesta rodada de negócios, onde os destinos poderão conversar e se divulgar diretamente aos agentes de viagens.

No dia 11, as representantes de Balneário Camboriú irão para Cascais, para uma ação de relacionamento com o Convention da cidade litorânea, que possui um dos mercados imobiliários mais valorizados de Portugal. Também no dia 11 acontecerá um Fórum de Turismo e no dia 12 (quarta-feira) inicia a BTL, que segue até dia 16. “Serão cinco dias de feira e vamos estar junto com a Secretaria de Turismo de Santa Catarina. A BTL é um palco de networking, inovação e conhecimento, com uma programação diversificada que inclui conferências, workshops, apresentações culturais e experiências interativas. Temos certeza que voltaremos de lá com novidades que potencializarão ainda mais o turismo de nossa Balneário Camboriú, abrindo portas para novas oportunidades de negócios, o que reforça o posicionamento do destino no mercado internacional e amplia o fluxo turístico europeu na cidade e em Santa Catarina”, completa Andrezza.

Foto BC Convention