Associação Blumenau de Karate é campeã de etapa Campeonato Catarinense
A elite do karate catarinense esteve reunida neste final de semana. Joinville recebeu a 2ª etapa do Estadual Ranking A 2017. Não deu outra, vitória da Associação Blumenau de Karate, a 11ª etapa consecutiva vencida pela equipe. Para completar a semana perfeita, a blumenauense Maike de Oliveira foi ao Uruguai disputar o Torneo Internacional de Punta Del Este e voltou com a medalha de ouro no peito.
A Associação Blumenau de Karate foi campeã tanto na Kata (simulação) como na Kumitê (luta), sagrando-se campeã geral novamente e com uma grande diferença de pontos para o vice, mantendo uma longa invencibilidade. Na Kata, a equipe alcançou 213 pontos e na Kumitê chegou à impressionante marca de 411 tentos.
O treinador do time blumenauense e das Seleções Brasileira e Catarinense, Vanderlei de Oliveira, afirma que a união do grupo fez toda a diferença em mais esta conquista. “Todos os atletas (do Infantil ao Adulto) estavam focados e determinados. Conseguimos importantes resultados em todas as categorias. Além disso, novos valores começam a despontar no cenário estadual”.
A equipe de Blumenau levou 69 atletas para Joinville. Na categoria Kumitê, por exemplo, o time de Vanderlei fez o dobro de pontos do vice-campeão. “Mesmo com a boa diferença, não podemos deixar de melhorar sempre e de procurar corrigir falhas”, avalia.
E nesta caminhada a Associação Blumenau de Karate vai revelando vários grandes talentos para o karate brasileiro. Em Joinville, por exemplo, apareceram para o estado os jovens Eduardo de Oliveira e Leonardo de Toni, ambos campeões na categoria Sub-12 até 30 e 35 quilos, respectivamente. Já na Cadete, títulos para Diego Pereira e Eduardo Bitencourtt no Kumitê acima de 70 e até 63 quilos. Pela Sub-21, Júlia Krüger ficou em primeiro no Kata. Na Sênior, Bianca Mafra ficou campeã no Kumitê até 68 quilos e vice no Open.
A outra atleta blumenauense que brilhou este final de semana, Maike de Oliveira, é a atual líder do ranking nacional e quer terminar o ano assim. “Estou trabalhando muito para atingir esse objetivo. Os obstáculos são muitos, mas o apoio e a determinação do meu treinador (Vanderlei) têm sido fundamentais”. Isto é muito importante, pois o ranking define os representantes brasileiros nos Jogos Sul-Americanos de 2018 e também nas Olímpiadas de Tóquio, em 2020.
Maike foi campeã do Torneo Internacional de Punta Del Este na categoria Kumitê Sênior até 61 quilos. Mal houve tempo para comemorar e a lutadora já voltou aos treinos nesta terça-feira (8), pois disputa o Open Internacional de karate, em Santa Maria (RS), no próximo sábado (12).