Atleta de BC garante mais uma prata no Mundial de Atletismo Paralímpico

0

João Mattos Marques Cunha competiu nos 400m e 100m da classe T72

No quarto dia de competições do Mundial de Atletismo Paralímpico, realizado na Índia, o atleta da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Balneário Camboriú, João Mattos Marques Cunha, garantiu mais uma medalha de prata para o Brasil. Com apenas 17 anos, ele é o integrante mais jovem da seleção brasileira no evento esportivo, que acontece até o dia 5 de outubro.

No último domingo (29), João subiu ao pódio ao terminar a final dos 400m da classe T72 – na categoria petra, em 2° lugar. Nesta terça-feira (30) ele repetiu a dose e conquistou mais uma medalha de prata, desta vez nos 100m. O atleta encerrou sua primeira participação no Mundial com duas importantes medalhas, um feito histórico para o paradesporto de Balneário Camboriú.

O atleta celebrou o resultado adquirido nos 100m, mas seguirá focado para alcançar o primeiro lugar no próximo Mundial. “Não era uma dúvida que eu ia sair com essa medalha, mas em classificatórias eu consegui bater o recorde das Américas e a gente foi em busca do ouro, mas não foi dessa vez. Na próxima, a gente vai estar bem treinado e vamos buscar esse ouro”, destacou.

O treinador da seleção brasileira, Caike Jacob Rovigo, que também integra o quadro da FME, ressaltou que a conquista já era esperada, e que João ainda vai alcançar grandes feitos no esporte.

“A gente sabe que o João só tem 17 anos, é o primeiro campeonato mundial, é a primeira competição internacional, então ele tem muito espaço ainda de crescimento e de trabalho para melhorar essas marcas. Eu não tenho dúvidas de que ele será nosso primeiro atleta olímpico da modalidade. A prova da frame entrou nos Jogos Paralímpicos para Los Angeles em 2028, então a gente pode contar com 150% de chance que o João estará entre os atletas convocados, representando mais uma vez o nosso município, mais uma vez o nosso estado, mais uma vez o nosso país em um grande evento”, comentou.

A marca de João nos 400m foi de 1m07s, enquanto nos 100m o tempo foi de 15s33 – recorde das Américas.

O atleta segue agora focado para outras competições importantes, com objetivo de sempre alcançar o primeiro lugar do pódio, sendo considerado uma grande promessa para o futuro do paradesporto brasileiro.

João participa das competições com um equipamento específico para a modalidade Petra (Frame Running), que é um tipo de triciclo sem pedais, mas com suporte para oferecer estabilidade para o atleta com deficiência.

Em anexo, sonoras do atleta João Mattos Marques Cunha e do treinador Caike Jacob Rovigo. 

__________________
Informações adicionais:

Fundação Municipal de Esportes
(47) 3267-7086

Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Aysla Dias
Fotos: Comitê Paralímpico Brasileiro
(47) 3267-7022