Prova realizada na manhã de domingo, 17 de julho, abriu a semana de comemorações dos 58 anos de Balneário Camboriú
Uma manhã de domingo fantástica e fora do normal. Foi isso o que 1200 atletas, de 19 estados brasileiros e dos países Argentina e Uruguai viveram, ao cruzar a linha de chegada da sexta edição da 21k BC Meia Maratona de Aniversário de Balneário Camboriú ontem, 17 de julho.
Com largada às 7 horas da Praça Almirante Tamandaré, os participantes das categorias meia maratona (21km) solo, dupla e de 5km, se desafiaram no percurso que aliou as belezas naturais de Balneário Camboriú, com pontos turísticos da cidade mais badalada de Santa Catarina. “É um percurso que temos um carinho muito grande, principalmente por passar a praia inteira. Somos agraciados ao entrar no Molhe da Barra Sul, passando pela Passarela, pelo Parque Unipraias, Roda Gigante, então conseguimos atingir boa parte dos atrativos turísticos da cidade, além de ser um percurso bem plano, com pouca elevação. Conseguimos atingir um nível de prova rápida, com pontos estratégicos para hidratação e um percurso diferente de outras provas realizadas na região, que é o nosso objetivo principal: fazer algo novo e exclusivo aos participantes da prova”, revela o diretor da DTO Sports, Diego Oliveira.
A satisfação dos atletas foi enaltecida a cada chegada. Alguns expressaram sua emoção com uma comemoração mais vibrante, outros, de forma mais modesta. Porém todos, com o mesmo sentimento, de superação. Manoel da Costa, 67 anos, de Itajaí, deu seu recado assim que cruzou a linha de chegada dos 21km. “Corrida é saúde, é paz e alegria. Vamos levantar do sofá e começar a correr, para não precisar tomar tantos remédios”, disse ele, que subiu ao pódio e levou o troféu de primeiro lugar em sua categoria, na faixa etária 65 a 69 anos.
Maria Neusa Paparella, 73 anos, correu o percurso de 5km e chegou plena no tapete vermelho ao pegar sua medalha de conclusão. De Taubaté-SP em férias com a família em Balneário Camboriú, a educadora física aposentada apreciou cada momento da corrida, e curtiu as belezas da cidade. “Estou há alguns dias parada, sem treinar, de férias, então fiz num passo tranquilo, sem forçar e deu tudo certo. Eu amo correr, amo a educação física, o esporte”, conta ela, que também joga em um time de vôlei de Taubaté. O marido, Anderson Ferraz de Castro, 50 anos, e o neto, Lucas Papareli Azevedo, 34 anos, também percorreram os 5km, inspirados pelo exemplo de Maria Neusa. “Minha vó é minha inspiração, tenho muito orgulho dela”, comenta Lucas. “Sempre tive o sonho de correr e hoje realizei aqui, motivado por ela”, complementa Anderson.
Campeões da prova
Jurandyr Couto Jr., 33 anos, foi o grande campeão dos 21km Geral Masculino, concluindo o percurso em 1h06min56seg. “Vim com o objetivo de bater o recorde da prova e consegui. Estou na preparação para a maratona internacional de Florianópolis e o objetivo é bater o recorde lá também”, revela o atleta, que tem uma história com a corrida iniciada no salvamento aquático, há 15 anos e a partir disso, ele nunca mais parou de correr.
Fabricia Ester Stedille, 23 anos, conquistou o troféu de primeiro lugar Geral Feminino nos 21km, com 1h22min30seg. “É sensacional correr aqui em Balneário Camboriú. Eu conquistei o primeiro lugar em 2019 e treinei forte para vencer este ano, novamente. Foi um percurso muito bom, com poucas inclinações, ideal para bater RP”, comenta a atleta de Bombinhas, que corre desde os 11 anos.
Miguel Moura Fonseca, 21 anos e Eliel Oliveira, 36 anos, de Navegantes e Curitiba, respectivamente, levaram o troféu na categoria 21km Dupla Masculina, concluindo a prova em 1h13min37seg. “Nos conhecemos nos treinos aqui na região e unimos forças para esta prova. Buscamos o troféu de primeiro lugar e foi muito bom. Paralelo ao resultado, o maior objetivo é treinar, passear para as corridas e ter os amigos e as pessoas que você ama ao seu redor. Essa é a maior recompensa”, enfatiza Miguel. “Foi um percurso muito bom, plano e fizemos uma prova estratégica. Somos atletas da vida real, com trabalho, estudos, e conciliar isso aos treinos, a uma alimentação adequada, é desafiador e acredito que todos aqui somos grandes guerreiros”, completa Eliel.
Na categoria 21km Dupla Mista, o troféu foi para Rafael Oliveira, 32 anos, de Brusque, e Suzete Lizote Terres, 53 anos, de Itajaí, que fizeram a prova em 1h22min13seg. “A gente já se conhece há muito tempo das corridas, o Rafa é um parceirão e decidimos compartilhar essa prova, que foi fantástica, um percurso lindo, bem sinalizado, com muitos pontos de hidratação, importantes para os atletas”, conta Suzy. “É a segunda vez que corremos juntos e vencemos. Estou muito honrado de correr com ela, que é uma fera. A prova de hoje foi muito legal, muito bem organizada e agora vamos curtir essa vitória”, complementou Rafinha.
Luciana Coutinho de Amarante, 50 anos e Genaina Lopes Alecrim Hennich, 44 anos, de Camboriú, venceram a prova na categoria 21km Dupla Feminina, com 1h44min41seg.
Já o primeiro lugar geral na categoria 5km teve dobradinha no masculino e no feminino, com o casal de namorados Julio Monteiro Martins, 22 anos e Sofia Gelati, 18 anos. Ambos de Florianópolis, eles cruzaram a linha de chegada com 15min43seg e com 19min02seg, respectivamente. “Nós nos conhecemos através do esporte, fazemos triatlo e viemos focados com nossa assessoria para essa prova. Foi muito gostoso correr aqui, um percurso na beira da praia, reto e plano”, comenta Julio. “Viemos para nos testar nessa prova e foi um resultado muito bom. Corremos forte, mas não esperávamos o primeiro lugar”, revela Sofia.
Para o diretor da DTO Sports, Dioney Galharte Maciel, com a conclusão da prova o sentimento é de gratidão e de missão cumprida. “Os bastidores são muito intensos, são muitos detalhes para fazer a prova acontecer. Construímos as ferramentas para que as pessoas possam estar aqui e dar o seu melhor. Todo o trabalho da nossa equipe de rua, motos, staff, galera com sinalização, é isso o que torna a prova perfeita. O sentimento que fica é o de gratidão a todos os atletas que acreditam. Muita gente ficou de fora da prova, pois são 1.200 inscrições e nunca passará disso. Então a galera que quer correr essa prova e viver essa vibração, tem que se inscrever e não deixar para última hora. Não abrimos mais do que esse número de vagas, justamente para que haja essa conexão com os atletas. Pensamos sempre em entregar uma experiência a quem participa e cumprimos isso hoje, com mérito. Tivemos aqui atletas de mais de 140 cidades presentes e ficamos felizes em proporcionar isso a Balneário Camboriú, o turismo esportivo, que movimenta a economia da cidade”, enfatiza.
A 21k BC Meia Maratona de Aniversário de Balneário Camboriú é uma realização da DTO Sports, que atua no setor de eventos esportivos em toda Santa Catarina. A prova deste ano recebeu o patrocínio da Fibra Fisio, PZ Eco Mall, PNDA, Mega Elétron Praia Brava, OAKBERRY Açaí, Unifique e Pura Cor, além do apoio da Fundação Municipal de Esportes. “São empresas que acreditam no nosso trabalho, confiam na DTO Sports na realização do evento e cada uma delas deixou sua marca nesta grande prova. Todos foram fundamentais para a realização da 21K BC. A cada um deles, nossa gratidão. Entregamos hoje um presente para a cidade, mas quem ganha somos nós com a alegria e energia que os atletas nos entregam”, ressalta o diretor da DTO.
A edição deste ano teve transmissão ao vivo, própria, nos canais da DTO Sports, uma inovação nas provas de rua do Estado. “Deixamos um legado hoje, com transmissão própria pela primeira vez em uma corrida de rua. E vamos levar isso para a Fibra Fisio Marathon, que acontece em Brusque no dia 31 de julho, para que as pessoas possam conhecer a DTO Sports e os eventos que realizamos”, complementa Maciel.