Atletas olímpicos e campeões mundiais estarão em Itajaí nesse sábado (14)
Atletas do Vasco da Gama, do Flamengo e de clubes de outros estados brasileiros estarão em Itajaí nesse final de semana. E se você está pensando que é uma partida de futebol, se enganou! São atletas de remo, o esporte que deu início a quase todos os clubes que hoje são lembrados somente pelo futebol. Não é à toa que o nome completo é Clube de Regatas do Vasco da Gama ou Clube de Regatas do Flamengo. Na própria cidade que sedia o evento, Itajaí, os dois principais clubes nasceram do esporte náutico: Clube Náutico Marcílio Dias e Clube Almirante Barroso.
Os atletas disputam no sábado (14), a 2ª etapa do Circuito Internacional de Remo Indoor, que reúne mais de 100 competidores de todo o país. A campeã olímpica Fabiana Beltrame é uma das promessas. Com 6 medalhas em Copa do Mundo, duas medalhas inéditas em Panaremicano, foi a primeira brasileira a competir pelo remo nos Jogos Olímpicos de Atenas, campeã mundial em Bled, na Eslovênia, foi 32 vezes campeã brasileira, 9 vezes campeã sul-americana e eleita 10 vezes a melhor atleta pelo Comitê Olímpico Brasileiro na modalidade.
Para a atleta que é referência no esporte nacional, o Circuito de Remo Indoor faz lembrar desse esporte tão importante no país. “Hoje eu pratico o Crossfit e o remo é uma modalidade completa. Essa iniciativa de fazer o circuito é fundamental para o esporte e para o país, porque somos carentes. Ainda mais em um espaço público, onde as pessoas tem a oportunidade de conhecer o esporte, pessoas que nunca tiveram contato com o remo, isso é muito importante para nós. Espero que tenham circuitos por muitos anos”, ressalta Fabiana Beltrame.
Destaques no remo, o atleta Mateus Souza do Vasco da Gama e Benjamin Veronese do Flamengo também estão confirmados nessa 2ª etapa do Circuito Internacional de Remo. Da capital catarinense, a equipe Martinelli conta com o atleta olímpico, que foi destaque na seleção brasileira, Anderson Nocetti.
Durante o evento, um dos maiores remadores da história de Santa Catarina e campeão mundial de remo master, Carlos Alberto Dutra, o Liquinho, será homenageado.
A 1ª etapa do Circuito Internacional de Remo Indoor foi realizada em Balneário Camboriú, no mês de julho. No sábado (14), a 2ª etapa será no Itajaí Shopping, às 14 horas e terá a Arena Row To Win montada com equipamentos ligados em rede, que vão projetar em um telão a competição entre os barcos, garantindo ao público a possibilidade de conferir em tempo real o desempenho de cada remador e torcer pelo seu clube ou atleta preferido.
O sucesso da primeira edição já despertou interesse em várias cidades para sediar a competição. “Recebemos pedidos de outras cidades catarinenses e também do Rio de Janeiro. O evento será anual e nas próximas edições, será composta por 3 etapas, sendo duas itinerantes e a final, sempre na cidade de Itajaí, escolhida pela vocação da cidade de ter tradição no remo e também por ser a casa do único estúdio específico de remo do país”, explica o organizador do Row To Win, Maurício Boabaid.
Como funciona o Row To Win:
O Row To Win é uma competição para atletas de academias de crossfit e de remo indoor do Brasil e de outros países da América do Sul. Esta é a primeira vez que a Região Sul do Brasil conta com um evento deste porte, que vai reunir em uma área equipamentos ligados em rede e vão projetar em um telão a competição entre os barcos, garantindo ao público a possibilidade de conferir em tempo real o desempenho de cada remador. As provas são divididas em: infantil, júnior, master, crossfit e revezamento, nas categorias: masculina, feminina e mista.
A competição premia os vencedores por provas e em cada etapa em suas categorias. A soma total de pontos nas provas, determina na últimas etapas do circuito, os clubes, remadores e box de crossfit campeões do remo. Além disso, existe o grande objetivo da busca do recorde nos 1000 metros, que é premiado com uma peça artesanal de um remo em madeira e o prêmio em dinheiro.
A intenção é que o circuito se torne um referencial na América do Sul, além de uma vitrine para a modalidade. Além de divulgar o esporte, o objetivo é promover um grande encontro de remadores e crossfiteiros. A proposta é que o circuito evolua com as ideias dos atletas e que a cada ano cresça como um evento construído por pessoas que curtem o esporte e que desejam que ele seja difundido.
Sobre o Remo Indoor:
O Remo Indoor é uma tendência diferente de outras modalidades que vem e vão, trata-se de uma atividade centenária que está sendo descoberta pelas academias e garante uma série de benefícios. Em Santa Catarina foi criada a primeira academia especializada em Remo Indoor. A modalidade tem os mesmos princípios do esporte praticado nas águas e simula a remada em um equipamento de última geração, utilizado pelas melhores equipes do mundo, como se estivessem em um barco. O Remo é considerado um esporte completo e, segundo os especialistas, movimenta todos músculos do corpo em harmonia. A prática do Remo Indoor proporciona uma alta queima de calorias, condicionamento físico privilegiado, pois desenvolve os quatros pilares da atividade física em um só exercício: força, flexibilidade, resistência e coordenação motora.