Audiência Pública apresenta obra da Águas de Bombinhas para moradores de Porto Belo
Durante a noite, a concessionária irá falar sobre detalhes do novo sistema de abastecimento, que vai transformar a realidade da região
A audiência pública desta terça-feira (14) vai apresentar o projeto do novo sistema de abastecimento de Bombinhas para os moradores de Porto Belo. As obras já iniciaram e devem ser concluídas em tempo recorde: até fevereiro de 2018. Na audiência, que acontece às 19h, no palco das artes (bairro Vila Nova), a concessionária irá esclarecer detalhes do projeto em relação ao município vizinho, como o traçado da adutora.
O projeto, que passa por Porto Belo e Tijucas, irá beneficiar a região de maneira geral e tornar Bombinhas 100% independente em recursos hídricos. Outros temas como o cronograma de obra na praia de Porto Belo e o projeto de revitalização da orla também serão esclarecidos durante o encontro.
Ainda durante a noite, a empresa apresenta uma maquete detalhada, que foi produzida pela concessionária e atualmente está instalada na sede da empresa. A maquete da obra demonstra o traçado exato do novo sistema: o ponto de captação, por onde passam os 27 quilômetros de adutora e o local da nova Estação de Tratamento de Água.
De acordo com o diretor presidente da empresa, Ricardo Miranda, a maquete impressiona pela perfeição de detalhes, “e exibe a geografia da região, localização das praias e a travessia da adutora pela BR 101”, comenta ele. Para alcançar tal perfeição, a maquete é produzida com o auxílio de softwares e programas de computação, além de técnicas no manejo de componentes químicos e de coloração.
O novo sistema de abastecimento
Comprometida em resolver o problema crônico e histórico de abastecimento, a Águas de Bombinhas antecipou importantes investimentos e iniciou as obras do novo sistema que tornará o município 100% independente em recursos hídricos. Conforme a diretora executiva da Regional Sul da Aegea, Thaís Gallina, a água tratada é imprescindível para a qualidade de vida, para a melhora dos indicadores da saúde e, no caso de Bombinhas, uma garantia de desenvolvimento e consolidação da cidade como um dos principais destinos turísticos do Brasil. “Esta é a solução para resolver o problema de uma vez por todas”, completa.
Ao todo, serão investidos R$ 50 milhões em prazo recorde de implantação. O novo sistema de água tratada de Bombinhas terá a captação no Rio Tijucas, onde uma nova adutora levará água bruta até o município para a Estação de Tratamento de Água (ETA). Ao todo, serão 27 quilômetros de tubulação e todo o projeto vem sendo desenvolvido para causar o menor impacto ambiental e social possível. O trajeto da adutora segue, na maior parte, por áreas rurais e com menor intervenção nas áreas mais urbanizadas.