O Longboard Pro Gaia teve início nesta sexta-feira, na praia de Gaia, em Portugal.
Destaque para a belíssima estreia do brasileiro Augusto Olinto, autor da maior pontuação do dia com 16.60 pontos em 20 possíveis.
Com 9.27 e 7.33 nas duas melhores notas, Olinto deixou todos os adversários precisando de uma combinação de notas para virar.
“As condições estavam bem complicadas, mas dava pra encontrar algumas divertidas, longas e com uma perfeita seção para o nose até a praia”, diz o atleta de 29 anos. “É a minha primeira vez aqui em Portugal e é incrível estar falando a mesma língua. Tenho muito apoio do shaper Lufi, que é daqui, e alguns patrocinadores de Ubatuba, bem como Ricardo Toledo, que está me treinando, então estou muito feliz”, finaliza Olinto.
Outro brasileiro que avançou foi Reginaldo Nascimento, segundo colocado no duelo vencido pelo francês Emilien Fleury.
Já o atleta Jefson Silva chegou a fazer duas notas suficientes para seguir na briga, mas cometeu duas interferências nas últimas ondas e amargou o quarto lugar em seu confronto.
Válida pelo Longboard Qualifying Series (LQS) da World Surf League, a prova conta ainda com a carioca Chloé Calmon na categoria Feminina, que já será iniciada nas quartas-de-final.
A adversária da brasileira na estreia será a japonesa Migue Oguri. Depois da polêmica na final da França, onde Chloé vencia com folga e teve uma interferência duvidosa apontada que decidiu a final a favor da francesa Alice Lemoigne, a carioca chegou otimista a Portugal. “O que aconteceu na França já ficou para trás. A medalha de prata em um evento dessa importância também tem o seu valor. Foi mais uma dura lição que aprendi e que vai me ajudar a enfrentar cada vez mais as adversidades. Portugal me recebeu muito bem, estou super feliz aqui, as ondas são muito boas e acredito que terei todas as condições de apresentar meu surfe para brigar por um bom resultado. As meninas que estão aqui surfam muito bem e o evento tem tudo para ser mais uma grande celebração do longboard”, revela a atleta.