O judô é uma arte marcial japonesa criada no século XIX com o objetivo de formar uma técnica de defesa pessoal que desenvolvesse o físico e também espírito e mente. Nos dias de hoje a prática é uma das principais modalidades olímpicas e vem ganhando cada vez mais adeptos ao logo dos anos. Em Itapema essa arte é oferecida pela escolinha de Judô, atividade disponibilizada gratuitamente pela Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer. Ao todo a modalidade integra mais de 160 alunos em idades que variam de 4 a 17 anos.
As aulas são ministradas pelo professor Sandro Borges e acontecem de segunda a sexta-feira na secretaria de Esporte e Lazer, nos períodos manhã e tarde. Nas segundas, quartas e sextas das 9h30 às 11h, e nas terças e quintas-feiras, da 15h30 às 17h. Nas aulas, os alunos aprendem a ter respeito pelos colegas, pelo tatame, e principalmente pelo esporte, além de golpes e fundamentos da modalidade.
Durante a aula os alunos se divertem e ao mesmo tempo aprendem fundamentos essenciais para o esporte e para a vida. “Por ser uma modalidade japonesa, o Judô trabalha com disciplina, respeito e educação no convívio, trabalha também com a coordenação motora e Desenvolve a agilidade, equilíbrio, velocidade, e a flexibilidade”, conta o Professor Sandro Borges.
“O judô é uma das modalidades mais procuradas na Secretaria de Esporte e Lazer, pois além de ser uma atividade que trás muitos benefícios para a saúde dos praticantes ela ensina também o atleta a ter mais foco disciplina e respeito” afirmou a Secretária Interina de Esporte e Lazer, Sandra Burigo.