Autoridade Portuária realiza reparos na pavimentação da área pública do Porto de Itajaí.

0

Ação é primordial para segurança e acessibilidade aos usuários que adentram ao terminal.

 

A Superintendência do Porto de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária, encerrou nesta quarta-feira (20), os reparos da pavimentação asfáltica em diversos pontos da área pública do Porto de Itajaí.

A reconstituição do asfalto teve duração de dois dias, tendo início na tarde de ontem, terça-feira.

Entre as prioridades deste serviço, destaque quanto ao trajeto de passagem dos caminhões, nas praças operacionais. As manutenções foram feitas a serviço da Secretária Municipal de Obras do Município e orientadas pelo setor da Diretoria Geral de Engenharia da Superintendência do Porto de Itajaí.

Para a pavimentação asfáltica, foram usados um montante de 90 toneladas, distribuídas e aplicadas por quatro caminhões, contendo cerca 20 toneladas em cada um dos veículos.

A ação engloba diversas etapas de recuperação asfáltica ao longo do ano, e tem o acompanhamento direto de equipes da Coordenação de Manutenção Portuária e Instalações (COMAN).

“A modificação é necessária pois muitas das vezes as áreas foram afetadas pelo fluxo constante de caminhões, também empilhadeiras, praticamente todos veículos de grande porte, pesados, que passam pela retroárea. Por isso, o asfalto agora está sendo substituído, seguindo questões protocolares e exigências da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários)”, explica Jucelino Santos Sora, Diretor Geral de Engenharia da Superintendência do Porto de Itajaí.

Estas restaurações integram uma série de melhorias que a Autoridade Portuária realiza para a segurança e a acessibilidade dos trabalhadores portuários nos percursos da área portuária pública, também presentes e realizadas em anos anteriores, como em 2020, 2021.

A última alteração asfáltica realizada no Porto de Itajaí, aconteceu em 03 de dezembro de 2021, em que foram utilizados para o serviço de pavimentação um montante de 50 toneladas, distribuídos e aplicados por três caminhões contendo 15, 20 e 15 toneladas.

“As reconstruções são executadas de acordo com os pedidos dos trabalhadores portuários, caminhoneiros e operadores portuários, e tem a intenção de reconstituir o solo e trazer uma melhor segurança durante as operações dos caminhões e demais servidores na área portuária pública”, conclui Fábio da Veiga, Superintendente do Porto de Itajaí.