Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Autoridades municipais doam sangue no Dia Mundial do Doador de Sangue

Na manhã desta segunda-feira (14), Dia Mundial do Doador de Sangue, autoridades do Município de Navegantes doaram sangue voluntariamente na unidade auxiliar do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina – Hemosc, localizado em Blumenau, para marcar a data. A iniciativa tem por intuito sensibilizar não doadores sobre a importância e grandeza desta ação voluntária, um ato de amor ao próximo, responsável por salvar muitas vidas diariamente.

Participaram da ação a presidente da Câmara Municipal de Navegantes, Adriana Macarini (PL), o prefeito de Navegantes, Libardoni Fronza (DEM), o chefe de gabinete do prefeito, Ademir Campestrini, e os vereadores Gabriel dos Anjos (PSC) e Lú Bittencourt (PL), autores da Lei Municipal nº 3.534, que institui no calendário de eventos da cidade o mês “Junho Vermelho”.

O movimento “Junho Vermelho” surgiu no estado de São Paulo em 2015, por meio do movimento “Eu Dou Sangue” e passou a ser promovido em todo o país. A legislação municipal, aprovada este ano, estabelece a realização de campanhas de incentivo à doação de sangue, homenagens aos doadores e atividades relacionadas ao tema, como palestras, debates e publicações informativas pelos órgãos da administração pública municipal, empresas, entidades de classe, associações e sociedade de modo geral.

Como é feita a doação e quem pode doar?

Muitas pessoas sabem da importância da doação de sangue, mas têm desconfiança, medo ou desconhecem como é feita a doação. É preciso esclarecer que o procedimento é totalmente seguro, realizado com materiais descartáveis. E, ainda, é preciso ressaltar que o doador estará assistido por uma equipe especializada para este fim.

A cada coleta são retirados 450 ml de sangue, quantidade que o corpo é capaz de repor em até 72 horas. Assim, não há risco de qualquer problema para o doador. A única recomendação é respeitar o intervalo entre as doações: homens devem esperar 60 dias entre uma coleta e outra ou realizar, no máximo, 4 doações em um ano; mulheres devem esperar 90 dias para doarem sangue novamente ou realizar, no máximo, 3 doações no ano.

Requisitos para doar sangue

Segundo o Hemosc, para ser um doador é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (jovens de 16 e 17 anos deverão estar acompanhados por um responsável legal) e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário jejum, mas é recomendável uma alimentação sem gordura nas quatro horas antes da doação. Recomenda-se estar descansado — a pessoa deve ter dormido pelo menos 6 horas no último dia. E, ainda, é preciso levar um documento oficial com foto, como RG, CNH, Carteira de Trabalho, etc.

Informações adicionais na Câmara Municipal de Navegantes pelo telefone (47) 3342-1818

Posts Relacionados

Por nova funcionalidade no aplicativo ‘Conecta.í’, Itajaí será destaque no principal evento de tecnologias para prefeituras do estado

Águas de Penha esclarece dúvidas sobre esgoto e água em encontro com moradores do Gravatá

Prefeitura de Itajaí e SENAI celebram sucesso do Programa de Iniciação Profissional

Concurso “Água de Nossas Praias” está com inscrições abertas em Penha

Conheça os iates produzidos em Itajaí que serão apresentados no maior boat show do mundo

Empresário apresenta nova incorporadora na região, com lançamento da primeira obra na Praia Brava

Komprão em Itajaí foi inaugurado, a 74ª loja do Grupo Koch em Santa Catarina

Maior construtora de Itajaí conquista Selo Social 2023/2024 e celebra iniciativas sustentáveis

Dezenas de navegantinos têm aula de direção de patinetes elétricos

Músico Carlinhos Ribeiro apresenta o show Alquimia do Tambor em Itajaí nesta quarta-feira