Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Avenida Ecoparque: Balneário Camboriú inicia obra histórica no Bairro dos Municípios

Nesta quinta-feira (21), será dado início à construção de uma das mais importantes avenidas de Balneário Camboriú. A Avenida Ecoparque é aguardada há anos pela comunidade do Bairro dos Municípios e fará a ligação entre a Alameda Delfim de Pádua Peixoto Filho e a 6ª Avenida. A ordem de serviço será assinada às 18h desta quinta-feira para início das obras do primeiro trecho, que vai da Alameda Delfim de Pádua Peixoto Filho até a Rua Blumenau.

“Daremos uma nova cara para o Bairro dos Municípios, criando uma nova centralidade que irá revolucionar o desenvolvimento deste bairro, valorizando ainda mais essa região da cidade, que abriga uma universidade e nosso Hospital Ruth Cardoso. Ao investir nessa infraestrutura, estamos fomentando não só a mobilildade, mas, também, o desenvolvimento econômico e sustentável do local, valorizando o morador, criando novas oportunidades e melhorando em muito a qualidade de vida daquela região”, destaca o prefeito Fabrício Oliveira.

Ao longo de seus 800 metros de extensão, a via trará ao bairro um novo ecossistema que integrará lazer, mobilidade urbana e infraestrutura. O projeto trará a melhoria na fluidez do trânsito no bairro, além de garantir a pedestres e ciclistas segurança viária com espaços de integração e ciclovia protegida.

“A nova via promete ser um marco que ultrapassa as barreiras do sistema viário, resgatando aspectos econômicos, estéticos, de conforto e segurança à população do bairro, que já conta com 100% de suas vias pavimentadas”, completa o prefeito Fabrício Oliveira.

Neste primeiro trecho, será feita toda a requalificação da via já existente, com terraplanagem, drenagem pluvial e novo asfalto. Os próximos passos são a implantação de iluminação de LED e de obras complementares, que integram as calçadas, ciclovia e paisagismo, com plantio de mudas nativas de pequeno e médio porte.

No total, a execução da obra para este primeiro trecho deve durar em torno de quatro meses, um investimento de R$ 5,2 milhões.

Histórico da Avenida Ecoparque

As diretrizes urbanísticas para a criação da Avenida Ecoparque foram estabelecidas pela Operação Urbana Consorciada “Humanizando Balneário Camboriú 3 – Ecoparque”, criada pela Lei Municipal n° 4.663, de julho de 2022. Ela compreende um conjunto de intervenções feitas pelo Município que visam a melhoria e transformações urbanísticas estruturais e sociais, valorização ambiental, ampliação dos espaços públicos e de mobilidade no local onde será a avenida.

No projeto de lei da Operação Urbana Consorciada, evidencia-se a implantação de equipamentos estratégicos para o desenvolvimento urbano, local e regional; implantação e renovação de espaços públicos; e a melhoria e ampliações da infraestrutura, segurança e da rede viária municipal.

Posts Relacionados

Juliana Pavan finaliza equipe de transição com Leandro Índio da Silva na controladoria e Jade Martins Ribeiro na saúde

Vereadores Meirinho e Gotardo apresentam relatório para manter CPI do Saneamento em Balneário Camboriú

Juliana Pavan anuncia Carlos Humberto Silva e Diego Montibeller para sua equipe de transição em Balneário Camboriú

Festival da Canção de Balneário Camboriú teve recorde de inscrições

Projeto Prospera promove ações gratuitas para moradores de Camboriú

Motoristas devem ficar atentos às mudanças no trânsito devido às obras de pavimentação da Avenida Santa Catarina

Programa Fila Única tem recadastro em Balneário Camboriú

Protocolo Grace estreia no próximo fim de semana, em Balneário Camboriú

Presente para o Dia das Crianças: Balneário Shopping entrega livros de colorir personalizados para clientes do AJFans

DVA BYD apresenta picape híbrida Shark, em Balneário Camboriú