Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SCNotícias

Bairro dos Municípios recebe neste sábado mutirão de combate ao Aedes aegypti

Bairro dos Municípios recebe neste sábado mutirão de combate ao Aedes aegypti

A manhã de sábado (12) será de combate ao Aedes aegypti, em Balneário Camboriú. O Bairro dos Municípios vai receber um mutirão de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika vírus, febre amarela e a chikungunya. Das 8h às 13h, cerca de 50 pessoas irão percorrer comércios e residências para orientar a população e eliminar focos do mosquito. Irão participar do mutirão agentes de combate Aedes aegypti, Estratégia de Saúde da Família, Defesa Civil, Secretarias de Meio Ambiente e Obras, Centro de Controle de Pragas Urbanas (CCPU) e Guarda Municipal.

Neste ano, 1297 focos positivos do Aedes aegypti foram encontrados em Balneário Camboriú. No mesmo período do ano passado foram 708, um aumento de 83%. A maioria dos focos são encontrados nas residências, por isso o mutirão irá passar pelas casas orientando os moradores, eliminando focos do mosquito e recolhendo entulhos que possam virar criadouro do mosquito.

As temperaturas amenas deste inverno contribuíram com o aumento dos focos positivos. Com a proximidade da primavera e do verão, os riscos aumentam e os cuidados devem ser redobrados. “São as estações onde há maior proliferação do mosquito. A primavera por conta das chuvas que fazem os ovos do mosquito eclodirem e o verão por conta das altas temperaturas, que favorecem todo o ciclo reprodutivo do mosquito”, explicou o coordenador do programa de Combate à Dengue, Rafael Neis da Silva.

De acordo com o coordenador, março é o mês onde há o pico de focos positivos do mosquito, mas neste ano, em maio também houve aumento. “Em março tivemos 333 focos positivos, em abril caiu para 197 e em maio, por conta da temperatura elevada, houve novo aumento com 239 focos. Em junho caiu para 116 e em julho, quando registramos as temperaturas mais baixas, foram 94 focos”, contou Rafael.

O Bairro dos Municípios é o segundo onde há mais focos positivos do mosquito, por isso o mutirão será feito no local. Para combater o mosquito, a parceria da população é essencial. “Pedimos a população para que, pelo menos, uma vez por semana vistorie seus quintais, eliminando toda a água parada e retirando os objetos que possam acumular água da chuva. Sempre que chover, olhe novamente o quintal para eliminar a água acumulada. São esses cuidados que vão garantir a saúde da população”, finalizou o secretário de Saúde, Jorge Teixeira.

 

Posts Relacionados

Inauguração: Fort Atacadista investe R$60 milhões em nova loja em Joinville

Marca catarinense especializada em laços abre primeira unidade em Florianópolis

Beiramar Shopping repassa arrecadação solidária para o Cedep

Casamento Cooperado realiza sonho de 23 casais em Pinhalzinho (SC)

Petrobrás adere a programa que busca aumentar conciliações trabalhistas

Moda X Saúde: o perigo da automedicação para emagrecer

Encontro em Brasília promovido pelas entidades hospitalares AHESC e FHESC discute desafios para a saúde em SC

Cota de aprendizes não pode ser flexibilizada por norma coletiva, decide TRT-SC

Cartórios facilitam a recuperação de receita pública em SC em convênios com o TJSC

Prefeitura de Brusque será reconhecida pela criação de plataforma de consulta sobre terrenos e construções no município