Baleias francas são avistadas em Balneário Camboriú
Órgãos foram acionados, pois havia suspeita de que os animais estivessem presos em rede de pesca
O Grupo de Proteção Ambiental de Balneário Camboriú foi acionado na quarta-feira (30) depois que duas baleias francas foram avistadas na praia do Estaleirinho. Havia suspeita de que os animais estivessem presos em rede de pesca.
“Como visualmente não era possível saber se as baleias estavam realmente presas, a Guarda Municipal acionou o Corpo de Bombeiros, que possui lancha, a Polícia Militar Ambiental e o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos. A Secretaria do Meio Ambiente (Semam) também esteve no local”, afirmou a prefeitura de Balneário Camboriú.
A supervisora da Guarda Municipal, Tássia Bruna Carvalho, afirmou que as baleias não estavam presas, mas havia rede de pesca próximo a elas. No início da tarde, os mamíferos se afastaram da praia.
“É grande a possibilidade de serem mãe e filhote, porque as baleias francas vêm para cá para ficar próximo à arrebentação e poupar energia, porque estão alimentando os filhotes e se protegerem dos predadores. Elas estavam no local que deveriam estar”, explica a médica veterinária do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, Adriane Steuernagel.
A veterinária disse que os animais estão bem e que não devem ser afugentados. Redes de pesca devem ser retiradas do local e embarcações não devem se aproximar das baleias.