O setor de eventos e o hub setorial representam 4,32% do PIB brasileiro, movimentando cerca de R$ 305 bilhões por ano, de acordo com a UBRAFE. Esse segmento emprega diretamente 7,5 milhões de pessoas e, indiretamente, gera 25 milhões de empregos, conforme dados da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC). A prospecção e captação de eventos são fundamentais para o Turismo MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions, conhecido no Brasil como Turismo de Negócios e Eventos). Com o objetivo de ampliar o número de profissionais qualificados nessa área, Balneário Camboriú sediou, entre os dias 25 e 27 de agosto, o C3E (Curso de Capacitação em Captação de Eventos). O evento aconteceu no Brut by Slaviero Hotéis, foi organizado e realizado pelo Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau em parceria com o Curitiba Convention & Visitors Bureau.
Cristine Fabbris, gerente de Captação de Eventos do Curitiba Convention, explica que o C3E era uma vontade antiga do setor de eventos — Cris já atuou em diversas empresas do segmento, incluindo o ExpocentroBC. Cris pontua que sempre teve muita dificuldade em contratar profissionais para esta área, e por isso via a importância de qualificar os profissionais para o setor no qual atua há 25 anos, que é a captação de eventos. “O C3E surge de uma extrema necessidade de formar e capacitar mais pessoas. Foi uma imersão onde a gente incentivou muito que os participantes usassem as suas habilidades, as suas soft skills em resolução de problemas. Após este curso, acredito que teremos uma geração de profissionais mais eficientes e capazes de entregar resultados claros para seus equipamentos e Conventions. Eu acredito que uma segunda edição vai vir com mais força ainda”, informa.
O Turismo MICE tem ganhado destaque em Balneário Camboriú, cidade que abriga um dos maiores centros de eventos do Sul do Brasil, além de diversos espaços para eventos de diferentes portes e perfis. Andrezza Negrini, presidente do BC Convention, pontua que o C3E proporcionou uma verdadeira imersão no universo da captação de eventos para os participantes, que vieram de várias cidades do Brasil (Goiânia, Recife, Cuiabá, Rio de Janeiro, Santos, Curitiba, Florianópolis, São José, Porto Belo e também Balneário Camboriú). Os participantes foram divididos em grupos e tiveram que planejar captações de eventos que posteriormente foram apresentadas a um júri, do qual Andrezza fez parte. “Ficamos muito satisfeitos com o resultado, pois atingimos um público diversificado e qualificado, incluindo profissionais de Conventions, centros de convenções e empresas organizadoras de eventos. O que mais enriquece é o compartilhamento de conhecimento de cada destino e de cada participante. Essa troca nos torna ainda melhores no Mercado MICE”, explica.
Ludiane Goulart, diretora executiva do BC Convention, também participou da imersão do C3E e destacou o impacto significativo da presença integral dos mediadores nas entregas dos projetos de captação, a principal atividade da imersão. “Durante todo o evento, recebemos considerações e contribuições que enriqueceram tanto a parte teórica quanto a prática. O resultado foi extremamente satisfatório”, conclui.