Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Balneário Piçarras regulamenta atendimento comercial na praia durante temporada de verão

Balneário Piçarras regulamenta atendimento comercial na praia durante temporada de verão

Decreto 58/2018 traz normas para o comércio da orla 

A Prefeitura de Balneário Piçarras publicou na última semana o decreto 58/2018, que regulamenta a área de atendimento dos estabelecimentos comerciais e a exploração de atividades ambulantes e de prestação de serviços ao longo da Avenida José Temístocles de Macedo, popular beira-mar, durante a temporada de verão.

“O decreto se faz necessário para normatizar a atividade comercial ao longo da orla durante a época de maior fluxo de pessoas na cidade, buscando a aplicação das boas práticas de mercado, por parte de ambulantes, prestadores de serviços e estabelecimentos comerciais”, explicou a Secretária de Administração e Fazenda, Ana Lúcia Wilvert.

Os estabelecimentos comerciais já fixados na Avenida José Temístocles de Macedo devem obedecer ao livre trânsito de pedestre se veículos na via e no passeio público. Na areia da praia, a utilização deve ser no espaço compreendido na testeira do estabelecimento, obedecendo, pelo menos, 10 metros de faixa de areia livres, entre o mar e os equipamentos.

Aos prestadores de serviços nas barracas de praia, deve-se respeitar o raio de 50 metros dos estabelecimentos instalados na Avenida José Temístocles de Macedo, sendo autorizadas pela Prefeitura um limite de 30 licenças provisórias, com o máximo de 3 atividades a ser comercializadas, dentre quatro possíveis: milho cozido, coco verde, churros e bebidas (não alcoólicas em embalagens descartáveis devidamente lacradas e cervejas em latas).

A localização das barras é fixada pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Sustentável. Para esse tipo de atividade é vedada a manipulação e preparação de bebidas alcoólicas, por exemplo, drinques, batidas e etc. A licença para o trabalho será de 1º de novembro de 2018 à 31 de março de 2019.

Aos interessados em obter a licença das barracas, devem participar do Chamamento Público que será realizado pelo município O pedido de inscrição para o chamamento público deve ser realizado entre os dias 30 e 31 de outubro na sede da Prefeitura. Os documentos necessários são: cédula de identidade, CPF, comprovantes de residência no município, com comprovação dos últimos dois anos de domicílio, Certidão Negativa de Débitos municipais e da concessionária do serviço de coleta de lixo, título de eleitor e certificado de participação nos cursos obrigatórios.

Os cursos obrigatórios são de Manipulação de Alimentos, ministrado pela equipe da Vigilância Sanitária e do Projeto Amigo do Turista, da Secretaria de Turismo. As inscrições para participação vão até o dia 26, na Casa do Turista e o curso acontece no dia 29 desse mês. Para dúvidas e informações complementares, o interessado pode procurar a Prefeitura Municipal, que fica na Avenida Emanoel Pinto, 1655, no centro.

Posts Relacionados

Por nova funcionalidade no aplicativo ‘Conecta.í’, Itajaí será destaque no principal evento de tecnologias para prefeituras do estado

Águas de Penha esclarece dúvidas sobre esgoto e água em encontro com moradores do Gravatá

Prefeitura de Itajaí e SENAI celebram sucesso do Programa de Iniciação Profissional

Concurso “Água de Nossas Praias” está com inscrições abertas em Penha

Conheça os iates produzidos em Itajaí que serão apresentados no maior boat show do mundo

Empresário apresenta nova incorporadora na região, com lançamento da primeira obra na Praia Brava

Komprão em Itajaí foi inaugurado, a 74ª loja do Grupo Koch em Santa Catarina

Maior construtora de Itajaí conquista Selo Social 2023/2024 e celebra iniciativas sustentáveis

Dezenas de navegantinos têm aula de direção de patinetes elétricos

Músico Carlinhos Ribeiro apresenta o show Alquimia do Tambor em Itajaí nesta quarta-feira