Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Balneário Piçarras – Software de reconhecimento facial ajudará a identificar suspeitos de crimes na cidade

Uma novidade tecnológica promete reforçar a segurança e facilitar o trabalho da Polícia Militar em Balneário Piçarras. O município contará com o auxílio de um software de reconhecimento facial capaz de identificar suspeitos de crimes e até localizar veículos furtados. O novo sistema será lançado hoje, 10, na Companhia da Polícia Militar.

O engenheiro de TI, Alvino Cavaco,  proprietário da empresa 4Face Softwares, foi quem desenvolveu a plataforma. Segundo ele, as imagens captadas pelas 20 câmeras de monitoramento espalhadas pela cidade podem auxiliar a Polícia Militar na captura de criminosos procurados pela justiça. “Basicamente, ele [o software] emite um alerta quando uma pessoa cadastrada no banco de dados da polícia passa pela câmera”, revela Alvino.

Esse alerta soa na central de monitoramento, dentro da Companhia da Polícia Militar, e fornece dados vitais, como o local onde suspeito foi localizado. “O sistema também é capaz de identificar veículos furtados”, acrescenta o engenheiro de TI.

A própria Polícia Militar poderá configurar e personalizar o software, conforme as necessidades da companhia. Segundo Alvino, ações como antecipar possíveis crimes ou contravenções também estão ao alcance do programa. “É possível configurá-lo para, por exemplo, acionar o alerta se uma mesma pessoa for vista mais de uma vez em frente a um banco, ou mesmo tentar abri-lo fora do horário de atendimento”, explica o desenvolvedor.

Balneário Piçarras será o primeiro município brasileiro a implantar o software para segurança pública. Segundo Alvino, o suporte era utilizado, até então, por empresas privadas, como grandes lojas, cooperativas e bancos.

Posts Relacionados

Inauguração: Fort Atacadista investe R$60 milhões em nova loja em Joinville

Marca catarinense especializada em laços abre primeira unidade em Florianópolis

Beiramar Shopping repassa arrecadação solidária para o Cedep

Casamento Cooperado realiza sonho de 23 casais em Pinhalzinho (SC)

Petrobrás adere a programa que busca aumentar conciliações trabalhistas

Moda X Saúde: o perigo da automedicação para emagrecer

Encontro em Brasília promovido pelas entidades hospitalares AHESC e FHESC discute desafios para a saúde em SC

Cota de aprendizes não pode ser flexibilizada por norma coletiva, decide TRT-SC

Cartórios facilitam a recuperação de receita pública em SC em convênios com o TJSC

Prefeitura de Brusque será reconhecida pela criação de plataforma de consulta sobre terrenos e construções no município